Ana Borges
Antonio Carlos Dantas é diretor dos polos de Nova Friburgo, Teresópolis e Macaé da Unopar (Universidade Norte do Paraná), segundo ele, "a maior Universidade de Ensino à Distância (EaD) do país, com mais de 40 anos de tradição em educação e 300 mil alunos”. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação (especialização) e cursos livres em mais de 450 municípios em todos os estados brasileiros. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e o diploma de um curso de graduação à distância corresponde ao da graduação presencial. A Unopar oferece duas metodologias: a semipresencial (telepresencial) para todos os seus cursos e polos e a metodologia à distância, 100% online, disponível atualmente em alguns polos e cursos. A escolha da metodologia é feita no momento da matrícula. Cada uma apresenta características que têm por objetivo se adequar melhor à rotina de cada aluno. Nesta entrevista, Antonio Carlos Dantas fala da expansão do polo em Friburgo e das possibilidades de crescimento do município e, consequentemente, de sua população.
Light – Em que cidade surgiu a Unopar?
Antonio Carlos Dantas – Em Londrina (norte do Paraná), em 1973, com cursos de graduação presencial. Há 15 anos, foi a pioneira na implantação da metodologia de ensino à distância no Brasil.
O ensino à distância começou a se expandir pelo sul e daí que direção tomou?
Fomos para o Nordeste, em seguida, para o Sudeste. Hoje a Unopar está disponível em 700 municípios, do Oiapoque ao Chuí, sendo a maior do gênero no país.
Onde se concentra a maioria dos polos?
Nas regiões Sul e Nordeste, mas o Norte e o Sudeste estão muito bem cobertos também. E se expandindo sempre.
Chegou a Friburgo há quanto tempo?
Há seis anos, depois de termos montado os polos de Petrópolis, Teresópolis, Macaé e Cabo Frio. Acredito que o polo de Friburgo caminha para atrair cada vez mais pessoas interessadas nessa modalidade de ensino porque tem um povo disposto a crescer, subir na vida, com potencial para ir longe. Por isso achamos que vale a pena investir aqui.
A Unopar oferece uma grande variedade de cursos. Quais os mais procurados?
Administração de empresas, serviço social e educação física têm uma ligeira preferência em relação aos nossos 26 cursos de graduação, mas no geral, todos têm uma boa procura, inclusive os 74 cursos de pós.
Onde fica o professor?
Nossa sede é em Londrina (PR) e lá estão os nossos professores, pessoas graduadas, com livros publicados. Mas em cada polo tem um professor que nós chamamos de tutor. Nesta metodologia o aluno participa de atividades em grupo e assiste a aulas transmitidas ao vivo, via satélite, uma vez por semana no polo escolhido, com a presença de um tutor em sala. As dúvidas podem ser tiradas tanto pelo professor que está lá em Londrina como pelo professor que está ali naquele momento, na sala de aula, ao vivo. E para os trabalhos de casa, disponibilizamos um tutor eletrônico.
Como o aluno da Unopar é inserido no mercado de trabalho?
Antes de mais nada, todo estudante, seja do ensino presencial ou à distância, é avaliado pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do MEC). E, no geral, esses alunos têm conseguido posições melhores do que aqueles que frequentam salas de aula. Tanto que no primeiro lugar do Enade, hoje, está um aluno de ensino à distância. Então ele já se destaca. Como a Unopar está em todo o país, o mercado de trabalho de cada município já sabe o que esperar de nossos alunos. Afinal, são 42 anos de existência, temos tradição.
Qual a sua expectativa em relação ao futuro desse método de ensino?
Não tenho dúvidas, é de crescimento. Ele já existe há 100 anos, ou mais, começou na Europa, foi difundido nos EUA, e daí para o mundo todo. E nunca parou de crescer. Em 12 anos, por exemplo, o EaD no Brasil conquistou três milhões e meio de alunos. Essa é a tendência natural, mundial.
Deixe o seu comentário