Entrega da Medalha Tiradentes a friburguenses será nesta segunda

Irmãs Celma e Francisca, Marly Pinel, Frizão e professor João Raimundo são os homenageados, além de entregues várias moções de louvor
segunda-feira, 09 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O Colégio Nossa Senhora das Dores, palco da homenagem (Arquivo AVS)
O Colégio Nossa Senhora das Dores, palco da homenagem (Arquivo AVS)

 Será nesta segunda-feira, 9 de julho, a entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), às quatro personalidades friburguenses e uma instituição do município escolhidas por indicação do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ). A homenagem será realizada em solenidade no Teatro  Irmã Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores.

Serão condecorados a irmã Celma Calvão, do Colégio Nossa Senhora das Dores; a irmã Francisca, do Colégio Nossa Senhora das Mercês; a colunista social e ícone do carnaval friburguense Marly Pinel (foto); o historiador João Raimundo de Araújo; e o Friburguense Atlético Clube (foto). Todos foram escolhidos devido à sua grande colaboração com Nova Friburgo através de suas atividades.

Além dos agraciados com a Medalha Tiradentes, também serão entregues moções de louvor, aplausos e congratulações do estado para demais friburguenses que fazem a diferença. São eles: Jane Ayrão, do Colégio Anchieta; Thereza (Barroso) Albuquerque e Mello (foto), que muito se dedicou ao Pró-Memória; a fotógrafa Regina Lo Bianco; o jovem escritor Pedro Veroneze; a historiadora Janaína Botelho; o professor e conferencista Hamilton Werneck; a educadora Jean Beatriz Fersura Wermelinger; além do Colégio Nossa Senhora das Dores; da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma); da equipe de esportes da Rádio Nova Friburgo AM, liderada pelo locutor esportivo Fernando Bonan; do jogador do Friburguense Flávio Chagas, o Ziquinha; e do esportista José Tadeu.

 A condecoração é concedida anualmente a duas personalidades estaduais, mas, este ano, teve uma edição especial devido ao bicentenário de Nova Friburgo, e por isso realizada na própria cidade.

Os homenageados foram todos indicados pelo deputado estadual friburguense Wanderson Nogueira, após debates com um grupo de jornalistas.

Cada deputado tem direito a indicar dois homenageados a cada ano, totalizando oito ao longo de sua legislatura. Wanderson já homenageou a Acianf, a Rádio Friburgo AM e o Colégio Anchieta. O deputado reservou as cinco últimas para os 200 anos de Nova Friburgo.

A entrega da Medalha Tiradentes integra um conjunto de ações realizadas no estado  e promovidas por Wanderson Nogueira para promover Nova Friburgo nos seus 200 anos. Foram realizados, em maio, debates sobre a história da cidade, uma audiência com o objetivo de olhar para o futuro, além de uma exposição com atrações culturais friburguenses no Palácio Tiradentes e a campanha #omelhorfriodorio. Tudo isso só se tornou possível devido a uma lei do próprio parlamentar, que tornou 2018 “o ano de Nova Friburgo no Estado do Rio de Janeiro”.

 “A história de todas essas pessoas se confundem com a trajetória de Nova Friburgo. Se trajetória pudesse ter um retrato, eles estariam nessa foto. Os nossos homenageados contribuíram, e muito, para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Quem faz esse município ter tanto destaque são as pessoas. Precisamos valorizá-las”, destaca o friburguense Wanderson.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade