O engenheiro agrônomo tem como função garantir a melhoria da produção, conservação, comercialização e consumo de alimentos, com atenção ao meio ambiente, uso correto de insumos e preservação da saúde humana e dos animais. Para comemorar o dia deste profissional, 12 de outubro, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (Aearj) promoveu uma solenidade nesta quarta-feira, 17, na sede da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, em Niterói.
A cerimônia, que contou com a presença de lideranças e profissionais do setor, destacou o trabalho de agrônomos que atuam diretamente com produtores fluminenses, como extensionistas rurais, na Emater-Rio e no Programa Rio Rural. Foi a primeira vez que a Aearj realizou este evento.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Aearj, Leonel Rocha Lima, fez uma breve apresentação da associação e do papel dos engenheiros agrônomos. “No estado, são quase 6.500 profissionais que contribuem para desenvolver consciência social, econômica e ambiental”, declarou.
Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, destacou o papel de liderança que os agrônomos conquistaram no setor, lembrando que atualmente a presidências das empresas vinculadas da secretaria—Emater-Rio e Pesagro-Rio—são exercidas por engenheiros agrônomos, o que demonstra a força da categoria. “Juntamente com veterinários, biólogos, zootecnistas e técnicos de outras áreas, ocupam funções de gestão na agricultura Fluminense”, declarou Mofati.
Em seguida, engenheiros agrônomos com atuação na Emater-Rio e no Rio Rural receberam a homenagem por seus trabalhos no campo. Foram eles Antônio Leite Pentagna (Valença) e Monique Lopes Pereira da Silva (Teresópolis), na categoria extensionista rural por gênero; Eiser Felippe (São José do Vale do Rio Preto), por trabalhos agroecológicos; Gerson Yunes (Friburgo), pelo trabalho de recuperação da Região Serrana; e Cristiano de Oliveira Catheringer (Porciúncula), na categoria novo extensionista.
Ao receber a placa em sua homenagem, Monique Pereira da Silva compartilhou este reconhecimento com todas as mulheres que trabalham na área. “É importante fazer um evento como este no Rio de Janeiro, destacando o compromisso que nós temos com os produtores e com uma agricultura saudável e sustentável, em benefício de toda a sociedade”, disse.
Também foram chamados para compor a mesa os presidentes da Emater-Rio, Justino da Silva; e da Pesagro-Rio, Silvio Galvão, a coordenador técnica do Programa Rio Rural, Helga Hissa; o conselheiro do Crea-RJ, João Araújo; e o representante do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro, Jorge Antonio.
Deixe o seu comentário