A Universidade Candido Mendes (Ucam), buscando sempre o que há de melhor para seus alunos, deu início esta semana às primeiras aulas nos laboratórios de química e física. Os alunos de Engenharia de Produção poderão contar com o que há de mais moderno e avançado na área.
Nos laboratórios, as práticas são efetuadas sob a supervisão do professor Flávio Folly. “As aulas práticas no laboratório são muito importantes, pois possibilitam aos alunos desenvolverem várias habilidades quando realizam um experimento, tais como manusear equipamentos, ver a ocorrência de determinados fenômenos e com isso construir seu próprio conceito a partir da realidade e não de ‘imaginar’ como tais fatos poderiam ser, além de comparar os conteúdos que lhes são propostos com a experiência que eles próprios vivenciam. A experimentação desperta um forte interesse entre alunos”, atesta.
O Laboratório de Engenharia de Produção da Ucam Nova Friburgo fica dentro do campus e é composto por instrumentos e equipamentos que permitem práticas laboratoriais que conciliam e atendem a teoria ensinada em sala de aula. Os procedimentos de cada uma das práticas durante o período são entregues aos alunos para que possam efetuá-los no laboratório. Além disso, os laboratórios contam com informações visuais sobre medidas de segurança a serem adotadas.
A criação do laboratório de engenharia é relevante no processo de aprendizagem dos alunos, pois procura incitar e discutir os erros experimentais cometidos no desenvolvimento das experiências, deixando claro que é fundamental em qualquer medição conhecer e minimizar esses erros.
O curso Engenharia de Produção está sob a supervisão do Ph.D em Engenharia formado pela University of Houston (USA), Carlos Thompson. “Um moderno laboratório de física e de química também contribui para o aprendizado do nosso futuro profissional. Devido à pequena distância entre Nova Friburgo e Itaboraí, onde as instalações do Comperj estão bastante avançadas, o nosso curso está voltado à formação de profissionais para a área de Petróleo e Gás (P&G)”, explica.
O enfoque do curso de Engenharia de Produção da Universidade Candido Mendes viabiliza na parte técnico-econômica produzir novas utilidades e transformar a natureza em conformidade com ideias bem-planejadas. Dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, matérias, informações, equipamentos, energia e o meio ambiente. Com o avanço tecnológico, o curso tornou-se independente das engenharias tradicionais, pois engloba um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.
As oportunidades para os formandos são enormes no mercado de trabalho, pois empresas estão a procura de profissionais com sólida formação em matemática, computação, administração e economia, que é reforçada no conteúdo do curso da Candido Mendes.
Com a criação do avançado Laboratório de Engenharia de Produção, a Ucam demonstra a preocupação na busca constante em formar profissionais tecnicamente capacitados para o mercado de trabalho, utilizando das ferramentas mais modernas e inovadoras. A excelência renovada a cada dia.
Deixe o seu comentário