No sábado, dia 17 de novembro a Companhia de Teatro Medieval se apresentará em Nova Friburgo com a peça “Enganado, Surrado e... Contente”. Malícia, sensualidade e humor fazem parte dessa farsa palaciana. Conhecido como “A Dona Flor e seus Dois Maridos da Idade Média”, o espetáculo mostra, através de um triângulo amoroso, a capacidade feminina de articular toda a trama com bastante criatividade e astúcia.
A apresentação da Companhia em Nova Friburgo faz parte do Circuito Cultural Sesi, do Sistema Firjan, uma parceria com a Secretaria municipal de Cultura. O espetáculo será no Teatro Municipal, às 20 horas, e é recomendado para pessoas acima de 16 anos. Os ingressos custam R$ 15,00.
O Teatro Municipal de Nova Friburgo fica na Praça do Suspiro e o telefone para mais informações é (22) 2523-4568. Vendas antecipadas no Sesi de Nova Friburgo, Globo Discos (Centro), Globo Presentes Olaria, Louback Ambience e duas horas antes do espetáculo no teatro.
Sobre a peça
“Enganado, Surrado e Contente” estreou em 1991, nas Arcadas da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, e arrebatou diversas indicações: o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e recebeu o mais importante prêmio de teatro: o Molière de melhor atriz para Marcia Frederico. O Ator Rogério Freitas também foi indicado para o mesmo Prêmio Molière.
Durante 10 anos o espetáculo compôs o repertório da Companhia, tendo se apresentado em Festivais, Universidades e Escolas. Foi, inclusive, adotado por algumas escolas como parte integrante do currículo, por ilustrar de forma tão divertida uma época tão distante. Vale ressaltar algumas escolas tradicionais do Rio de Janeiro que abriram suas portas para o espetáculo: Colégio São Bento, Santa Úrsula, Santo Inácio, Santo Agostinho, Suíço Brasileiro, Sion, Franco Brasileiro, além de Projetos da Secretaria Municipal e Estadual de Cultura.
Boccaccio, ao escrever os cem contos do Decamerão, retratou com muito humor uma sociedade que acreditava ser a mulher filha do diabo, um ser sem alma, incapaz de pensar. Em Enganado, a adaptação de Marcia Frederico enfatiza justamente a capacidade feminina em articular toda a trama com bastante criatividade e astúcia, fazendo crítica ao pensamento vigente. O triângulo amoroso também carrega uma crítica social, uma vez que as duas pontas do triângulo são um nobre e um mercador: o primeiro sentia seu status ameaçado pela nova classe emergente—a dos mercadores, que com o mercantilismo dava início a um novo poder, o do mercado.
Malícia, sensualidade e humor fazem desta farsa uma deliciosa farsa palaciana. Ah, sim, com certeza os nobres encomendariam esta peça para achincalhar a figura do mercador que é enganado, surrado e, ainda assim... contente.
Ficha Técnica:
Texto: Giovanni Bocaccio
Adaptação: Marcia Frederico
1ª direção: Gustavo Gasparani
Direção atual: Marcos Edom e Marcia Frederico
Direção de arte: Heloisa Frederico
Iluminação: Fábio Schuenck
Elenco: Marcia Frederico, Maurício Maia, Marnei Kaufmann e Diego Braga
Produção e realização: Companhia de Teatro Medieval
Serviço:
SESI Cultural traz peça: Enganado, Surrado e... contente
Data: 17/11/2012
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Nova Friburgo - Praça do Suspiro
Classificação: 16 anos
Deixe o seu comentário