Com a presença do governador Sérgio Cabral, o Grupo Energisa lança nesta quarta-feira, 6, a pedra fundamental das obras de construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Caju, Santo Antônio e São Sebastião do Alto, na bacia do Rio Grande. A solenidade acontece às 9h, na área da barragem da PCH São Sebastião do Alto.
Em março deste ano, o Grupo Energisa iniciou as obras de construção das três PCHs, que movimentarão R$ 200 milhões em investimentos para a região dos municípios de Santa Maria Madalena, Bom Jardim e São Sebastião do Alto, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos no pico da obra. Participam do consórcio construtor as seguintes empresas: Empa (Obra Civil), HISA e Weg (conjunto Turbina, Gerador, Automação, Equipamentos Auxiliares Elétricos e de Subestação), Engecon (equipamentos hidromecânicos e içamento), Serccon (montagem equipamentos) e Mek Engenharia (projetos básico e executivo).
As três PCHs terão juntas capacidade de 31 MW de geração, suficientes para fornecer energia elétrica a uma cidade de 100 mil habitantes, e produção anual de 158,03 Gwh. A previsão é para que os três empreendimentos entrem em operação no inicio do segundo semestre de 2010.
Os empreendimentos são construídos respeitando todas as normas ambientais e resultarão em outras vantagens sociais como melhoria e recuperação de estradas de acesso, recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) em favor das prefeituras municipais durante a vigência das obras e o uso múltiplo dos reservatórios para atividades de recreação e lazer. As usinas da Energisa no Rio Grande também permitirão evitar a emissão de 30.000 toneladas/ano de CO2.
GRUPO ENERGISA
É hoje um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil. Atualmente controla cinco distribuidoras (inclusive Nova Friburgo), atendendo 2,2 milhões de clientes em quatro estados brasileiros (MG, RJ, PB e SE), além de uma empresa de geração especializada no desenvolvimento e construção de PCHs e de três empresas de serviços, nos segmentos de comercialização, desenvolvimento de soluções energéticas e inspeção termográfica.
Além das três PCHs em construção, atualmente o Grupo Energisa tem vários projetos de geração em estudos, visando atingir a meta estratégica de alcançar nos quatro próximos anos 200 MW de capacidade instalada, provenientes de fontes hidráulicas e de outras fontes de energia renováveis.
Dados das PCHs em construção
PCH Caju
Localização: Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto
Potência: 10 MW
Geração Anual: 53,5 mil MWh
PCH Santo Antonio
Localização: Bom Jardim
Potência: 8 MW
Geração Anual: 42,03 mil MWh
PCH São Sebastião do Alto
Localização: Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto
Potência: 13 MW
Geração Anual: 62,5 mil MWh
Deixe o seu comentário