Ontem, dia 21, a Energisa inaugurou mais uma grande obra em Nova Friburgo: a Subestação Centenário, que recebeu este nome em homenagem aos 100 anos da chegada da luz elétrica na cidade, comemorados neste mês de junho. A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do Grupo Energisa, Ivan Müller Botelho, do diretor-presidente da Energisa Nova Friburgo, além de outros diretores e funcionários, bem como empresários, autoridades políticas, lideranças locais e comunidade em geral.
Com potência instalada inicial de 6,25 MVA, e capacidade total de 40 MVA, a Subestação Centenário beneficiará mais de 7,5 mil clientes (20 mil pessoas) nas localidades de Vargem Alta, Lumiar, São Pedro da Serra e Rio Bonito. É uma obra fundamental para o desenvolvimento da região, conforme destacou Ivan Botelho: “Hoje temos toda a área rural do município eletrificada. E é com muito orgulho que damos continuidade a esse trabalho com a entrega de mais uma subestação moderna e de primeiro mundo, com tecnologia de ponta em automação de rede e sistema de comunicação via satélite”.
Também o diretor-presidente, Gabriel Alves Pereira Junior, falou sobre a importância do empreendimento para o crescimento econômico da região. “Temos certeza de que daqui a 100 anos esse patrimônio estará aqui presente e fornecendo energia para uma população ainda mais abrangente, que tem demonstrado que possui enorme talento e potencial para se desenvolver, principalmente economicamente, através da hotelaria, da gastronomia, do turismo e do cultivo de flores”.
Como empresário do ramo de hotelaria e representante da classe empreendedora na região, Roberto Silveira disse que essa obra atende uma importante reivindicação dos moradores. “Agora temos condições de melhorar a gestão dos nossos serviços, impulsionando a qualidade do turismo local. É preciso ter em mente que sem energia não há desenvolvimento”.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, prestigiou o evento e manifestou a expectativa de um futuro promissor para a região. “Esse é mais um compromisso cumprido pela Energisa e a garantia de que a energia necessária chegará à casa de todos”.
Homenagem na Câmara Municipal
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Friburgo de ontem, 21 de junho, lembrou os 100 anos da chegada da luz elétrica no município, a pedido do vereador Renato Abi-Ramia. O presidente do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Müller Botelho, diretores e funcionários prestigiaram a sessão, além de Ana Cristina Arp, bisneta do empresário Julius Arp, responsável pelo início do processo de eletrificação na cidade em 1911.
Em seu discurso, Ivan Botelho apresentou dados sobre a contribuição da Energisa na história dos 100 anos de luz de Nova Friburgo. Desde 1997, ano em que assumiu a concessão com uma visão de futuro e investimentos recordes em busca de mais eficiência na operação dos serviços e melhoria na qualidade do atendimento, a empresa alcançou vários avanços, entre eles: 50% de aumento no número de clientes, redução de 30% nas perdas de energia, ampliação de 77% na capacidade das subestações e de 140% no total de linhas de distribuição. “Nesta data centenária, temos a satisfação de reafirmar o nosso orgulho de ter seguido o caminho proposto pelo empresário exemplar Julius Arp e seus descendentes, disse Ivan Botelho”.
O gerente de Nova Friburgo, Amaury Antônio Damiance, complementou lembrando que ao longo desses 14 anos a empresa superou desafios e dificuldades encontradas, sempre com empenho e dedicação de seus funcionários. “Nosso trabalho tem dado resultado, pois temos como orientação três aspectos fundamentais: o trabalho, a competência e a honestidade”.
Todos os vereadores elogiaram os serviços prestados pela Energisa e agradeceram os constantes investimentos em melhorias. “Sempre tivemos a Energisa ao nosso lado. Por isso, fica a nossa mais que justa homenagem a todos que vocês que sempre lutaram pelo desenvolvimento de Nova Friburgo”, disse o vereador Renato Abi-Ramia.
Deixe o seu comentário