Energia elétrica: Concessionária registra quase 400 irregularidades em 2016

Destes, mais de 200 casos foram considerados “gatos”
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
por Karine Knust
Energia elétrica: Concessionária registra quase 400 irregularidades em 2016

Quem olha os postes de energia e medidores de luz talvez não consiga perceber, mas as irregularidades em ligações de energia elétrica podem ser mais comuns do que se imagina. De acordo com um levantamento realizado pela concessionária Energisa, só em 2016 foram registradas 393 em Nova Friburgo. Destas, 219 foram consideradas pela empresa como fraudes e/ou furtos, os famosos “gatos”. O resultado? Um total de mais de 500 mil kWh de energia desviada, representando um valor de R$ 380 mil.

De acordo com a empresa, as análises de combate a fraudes e furtos de energia são feitas por meio de fiscalizações das ligações nas unidades consumidoras. “A ligação irregular é crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. O combate às fraudes de energia elétrica é indispensável à manutenção de uma boa qualidade no fornecimento de energia, uma vez que as ligações clandestinas prejudicam não só a empresa, mas também os clientes em situação regular, fazendo com que haja oscilações e até interrupções no fornecimento de energia. Além disso, podem representar riscos de acidentes”, declarou a Energisa através de nota.  

    Nos casos dos “gatos de energia” encontrados pela Energisa “a distribuidora faz a avaliação e ao identificar uma irregularidade no sistema de medição, primeiramente informa ao cliente, tira fotos para identificação, preenche o documento padrão de registro da inspeção, e aciona o Poder Público para registro de ocorrência policial. Feito isso, há a normalização da unidade consumidora”.

E não para por aí, de acordo com a concessionária, após análise dos fatos e dados, é enviado ao consumidor uma cobrança retroativa do consumo do que não foi contabilizado pelo sistema de medição. Este consumo é calculado com base em critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Vale lembrar que ações de furtos e fraudes nas redes elétricas são consideradas crimes, conforme previsto no artigo 155, parágrafo terceiro do Código Penal. Segundo a lei, quem for pego realizando algum tipo de “gato” pode estar sujeito a cumprir até oito anos de prisão e pagamento de multa.

Para denunciar casos de ligações de energia elétrica irregulares, basta entrar em contato com o telefone 0800 032 0196. As ligações são anônimas. Todas as inspeções realizadas pela Energisa acontecem na presença do responsável legal pelo unidade consumidora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Energisa
Publicidade