O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nestes dias 8 e 9 em todo o país. Com mais de 9 milhões de inscritos — um número recorde —, o exame tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro e servir como avaliação de ingresso para a maioria das universidades federais do país. Além disso, hoje é possível obter diploma de conclusão do Ensino Médio através da prova. O exame é realizado em dois dias, nos quais os alunos respondem a 45 questões em cada um deles. No segundo dia, também fazem uma redação.
Os concorrentes devem seguir algumas regras: só é permitido realizar a prova utilizando caneta esferográfica transparente com tinta preta — sendo vedado o uso de lápis ou lapiseira, assim como borrachas — e é proibida a utilização de bonés, chapéus e similares, assim como de óculos escuros; também é proibida a utilização de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e calculadoras. Apesar disso, é permitido ao candidato ir vestido de maneira informal, utilizando, por exemplo, bermudas e chinelo; e também é permitido comer durante a prova.
Os portões serão abertos às 12h — horário de Brasília — e a prova terá início às 13h, sendo proibida a entrada dos candidatos após esse horário. No primeiro dia, a prova terá duração de 4h30 e no segundo, 5h30. O concorrente só poderá retirar-se do local do exame após 2h de seu início e, se quiser levar o caderno de questões para casa, deverá aguardar até faltar 30 minutos para o encerramento do teste.
Em relação a documentação para identificação, o candidato poderá apresentar qualquer documento original — sendo vedada a utilização de fotocópias — que possua foto. Caso os documentos do candidato tenham sido roubados ou perdidos até 90 dias antes da prova, ele poderá apresentar o Boletim de Ocorrência expedido pelo órgão policial.
O gabarito oficial do Enem será divulgado três dias após a prova — 12 de novembro, quarta-feira — e o resultado do exame estará disponível no início de janeiro, ainda sem o dia exato revelado.
Deixe o seu comentário