Amine Silvares
Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) movimenta milhares de jovens do Brasil inteiro, que tentam garantir uma vaga no ensino superior. Neste ano as provas serão realizadas nestes dias 6 e 7. De acordo com a Coordenadoria de Educação do Estado em Nova Friburgo, 930 estudantes se inscreveram e prestarão provas nos colégios da cidade. As provas começam a partir das 13h e é recomendado que se chegue pelo menos uma hora antes, para não enfrentar filas e engarrafamentos. Os portões dos locais das provas fecham às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas, a partir do início da prova.
Para fazer o Enem é necessário levar documento original, com foto. Não serão aceitos certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor. Também é necessário levar o comprovante de inscrição. Esse documento foi enviado pelos Correios, no entanto, caso não tenha chegado, pode ser retirado no site do Enem - www.enem.inep.gov.br. Sem o cartão de confirmação de inscrição não será possível fazer a prova. Os estudantes só poderão levar canetas esferográficas pretas, fabricadas em material transparente. Canetas feitas em material diferente, lápis, borracha, apontador e lapiseiras não serão permitidos. Também está proibido qualquer tipo de eletrônicos, como calculadoras, mp3, celulares e gravadores, além de livros, manuais, impressos ou anotações.
Algumas recomendações para quem vai prestar a prova é ir ao banheiro antes de entrar na sala para fazer a prova e levar uma garrafa d’água para beber durante a prova. Lanches, como biscoitos, serão permitidos. Chicletes e chocolates também são uma boa ideia para espantar a sonolência, que costuma assombrar os estudantes, principalmente pelo fato de a prova acontecer após o almoço.
Os candidatos que não respeitarem as regras poderão ser impedidos de prestar a prova, assim como os que destratarem colegas de sala ou a equipe de aplicação, colar ou conversar com outro candidato, sair da sala antes das duas horas mínimas para a entrega da prova ou sem o acompanhamento de um fiscal, ou se não devolverem o cartão de resposta e o caderno de questões.
Esse ano mais de 4,6 milhões de jovens, sendo mais de 300 mil só no estado do Rio de Janeiro, se inscreveram para prestar o Enem. Os temas abordados nas provas serão ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, no sábado, dia 6, e, no dia seguinte, das 13h às 18h30, as provas aplicadas serão linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.
Deixe o seu comentário