Endureco tem a 6ª edição realizada neste domingo

Evento esportivo desafia atletas e amantes da caminhada em meio às belezas naturais de Nova Friburgo
quarta-feira, 06 de setembro de 2017
por Vinicius Gastin
Trilhas sinalizadas e preenchidas com orientadores: estrutura digna de um grande evento
Trilhas sinalizadas e preenchidas com orientadores: estrutura digna de um grande evento

Sucesso de público, o tradicional Endureco chega à sexta edição em 2017, desafiando atletas e amantes da caminhada em meio às belezas naturais de Nova Friburgo. O evento aconteceria no último mês de agosto, mas sofreu uma pequena alteração em sua data, e acabou remarcado para este domingo, 10. O anúncio feito pelos organizadores, através das redes sociais, reforça ainda que o horário de início e o percurso estão mantidos.

 “A segurança e o conforto das equipes durante e depois do enduro são prioridades na organização do Endureco. No entanto, algumas questões impactariam diretamente o desenvolvimento da atividade. Por isso, transferimos o Endureco. O enduro a pé acontecerá no mesmo local e horário. Até lá, temos certeza de que conseguiremos resolver as questões que nos preocupam. As equipes já inscritas e que precisarem do ressarcimento dos valores já pagos, por favor, entrem em contato conosco para providenciarmos a devolução do valor da inscrição para seus integrantes”, diz o comunicado.

Portanto, a expectativa é grande para este fim de semana. Tanto dos organizadores, como também dos atletas. Na prova de enduro a pé o percurso é pré-determinado pela organização, que seleciona trechos com obstáculos naturais, percorrendo estradas, trilhas, riachos e montanhas, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e do conhecimento técnico.

O percurso da prova pode variar entre seis e 15 quilômetros. “O objetivo é promover a integração e participação social das comunidades locais, gerando troca de experiências e conhecimentos. Também procuramos relacionar o setor de turismo com as atividades de agronegócios da região, conscientizar para preservação dos patrimônios ambientais, históricos e culturais e promover a preservação do remanescente da Mata Atlântica”, explica Nilton Sergio, idealizador e organizador da prova.

As planilhas são fornecidas no início da prova. Nelas constam três colunas: a primeira com distância em metros, a segunda como símbolo referência do sentido a ser seguido e a terceira com informações complementares, indicações de deslocamento e observações. Algumas das referências da planilha serão dadas com valores em graus a serem seguidos, obrigando o competidor ou equipe a usarem bússola nestes pontos.

No enduro, o percurso pré-determinado prioriza elementos como organização e resistência física para superar obstáculos em estradas, trilhas, riachos e montanhas. O objetivo é alcançar o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido, com velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha. Desta forma a equipe pode calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. 

As equipes são pré-montadas, e compostas de duas a seis pessoas a partir de 16 anos de idade. Nos PCs (postos de controle), que estarão ao longo do percurso, são feitos os controles e monitoramento de cada equipe. Quem erra menos e mantém velocidade constante possui mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC’s representa acúmulo de penalizações. Ou seja: vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade