Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo apresenta grandes sucessos nacionais

Pré-programação conta com oficina de dança que começa hoje
quarta-feira, 08 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Jaime Arôxa (Foto: Divulgação)
Jaime Arôxa (Foto: Divulgação)

O mais tradicional evento de dança do Estado do Rio de Janeiro, o Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, chega à 27ª edição com uma programação repleta de destaques, com início marcado para o próximo dia 16, quinta-feira. No repertório, apresentação de grandes companhias de dança, oficinas, cursos, exibição de vídeos, exposição de fotografias e o que de melhor vem sendo produzido nesta linguagem artística, tanto local quanto nacionalmente, numa programação 100% gratuita. O encontro se estende até o dia 19, com atividades todos os dias.
A pré-programação começa hoje, 9, com a oficina “Sesc Dramaturgia em Dança”, com Janaína Lobo, que se estende até o dia 13, sempre das 14h às 18h, na sala de dança e no teatro do Sesc. Trata-se de uma experimentação em exercícios, formas de ver e criação de dramaturgia em dança, buscando sensibilizar o olhar focado no desenvolvimento de ideias, criando pequenas composições e cenas de dança. 14 anos. Grátis. 
Já no dia 15, das 11h às 12h, será realizada a “Rua na Dança”, com o Studio 3 Cia. de Dança, uma intervenção artística com o objetivo de levar a cultura da dança à comunidade. Bailarinos de várias modalidades dançam ao mesmo tempo pequenos trechos, convidando o público a participar do evento através de pequenas coreografias. Será realizado em diversos pontos do centro de Nova Friburgo. Livre. Grátis.
A partir do dia 16 tem início o Encontro Sesc de Dança. Nesse período, passarão pelo palco do Sesc companhias profissionais locais, nacionais e amadoras, que apresentarão espetáculos e dançarinos que provavelmente estarão despontando em palcos nacionais e internacionais daqui para frente, seguindo a tradição do evento de revelar novos talentos da dança, como, por exemplo, Mayara Magri (atualmente no Royal Ballet de Londres, da Inglaterra) e Karina Rodrigues (Salzburg Ballet, da Áustria), que já participaram do Encontro Sesc de Dança. 
Entre os destaques da programação deste ano está a Cia. Brasileira de Ballet, de Ourinhos (SP), com remontagens dos clássicos “Paquita Gran Pas Clássique” e “Noite de Walpurgis”, que estrearam em maio deste ano. A expectativa é de que a apresentação reúna um público numeroso, a exemplo dos demais espetáculos da companhia, como “O Quebra-Nozes”, recorde de público com 35 mil pessoas na temporada do Teatro Bradesco, em 2009, em São Paulo.

A Primeiro Ato (MG) apresenta “Quebra Cabeça”, espetáculo que mescla dança com outras manifestações artísticas como o teatro, o circo e a mímica, em uma montagem leve e divertida. Além de diversas cidades brasileiras, o espetáculo cumpriu temporada em Sevilha e Buenos Aires. O grupo também leva ao palco do Sesc “Atos de Rua”, montagem inspirada em contos e no realismo fantástico, o que resulta na transformação do cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades.

Também de Minas Gerais vem o Camaleão Grupo de Dança, que promete encantar o público amante do rock. Em “Retina”, cinco bailarinos dançam ao som de cinco jovens músicos que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Além de apresentar o espetáculo, o grupo oferecerá uma oficina de dança urbana.

Representantes da capital fluminense também estão contemplados na programação. O mestre da dança de salão Jaime Arôxa, além de ministrar oficina, apresenta “Cá entre nós”; a companhia PeQuod exibe sua mescla entre dança, teatro e animação com “O Braile – uma dança às cegas”; e a Cia. Dançar a Vida leva aos palcos a reflexão sobre meio ambiente por meio de “Oceanos”, além do flash mob “As cores da dança”. Já o Ballet da Cidade de Niterói mostra ao público sua versão contemporânea de “Romeu e Julieta”, assinada pelo renomado coreógrafo e bailarino português André Mesquita.

Entre os destaques locais está a Studio 3 Cia. de Dança, que apresenta “Avessos”, imperdível para os nostálgicos dos “Secos e Molhados”. Com trilha do grupo vocal que fez sucesso nos anos 70, o espetáculo transita por caminhos diferentes, agregando à dança elementos do teatro gestual e da fala. Em “O Villa da Praça”, a Estação Dança mostra o resultado de pesquisas sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos. 

Exibição de vídeos, exposição, cursos com profissionais de renome da dança e apresentações de companhias amadoras completam a programação. Além da unidade do Sesc, o 27º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo ocupará também espaços públicos da cidade, como a Praça Dermeval Barbosa Moreira.

O encontro Sesc de Dança tem entrada franca e classificação livre. Mais informações pelo telefone (22) 2543-5000.

Programação

16 a 19 – 9 às 11h – balé clássico - Rosângela Souza (Nêga). Aula de balé clássico em dois níveis: intermediário e avançado. Sala de Dança. 14 anos. Grátis;

16 - 14h – “Quebra Cabeça” – Grupo de Dança Primeiro Ato (MG). Espetáculo que mescla a dança e outras manifestações artísticas como o teatro, o circo e a mímica, em uma montagem leve e divertida, de fácil identificação com o público. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis; 19h – “Paquita Gran Pas Clássique” e “Noite de Walpurgis” – Cia. Brasileira de Ballet (SP). Uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod e Gran pas de Clássique. Quadra. Livre. Grátis; 20h – “Avesso” - Núcleo de Artes de Nova Friburgo – Studio 3 Cia. de Dança. Através da obra do grupo vocal e performático “Secos e Molhados”, criado nos anos 70, o espetáculo transita por caminhos diferentes, agregando à dança elementos da performance do teatro gestual e da fala. Quadra. Livre. Grátis; 20h – “Retina” - oficina de dança urbana - Camaleão Grupo de Dança (MG). Cinco bailarinos dançam ao som de cinco jovens músicos que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Quadra. Livre. Grátis;
 
16 e 17 – 9h às 11h - curso Pedagogia da Dança Infantil para Professores - Nelma Darzi (RJ). Conscientização de um trabalho efetivo e de qualidade através da educação do movimento dinâmico, variado e criativo. Teatro Municipal. 14 anos. Grátis;
 16 a 19 – 9h às 21h - exposição Memória da Dança. Exposição fotográfica que retrata a história da dança na região. Grátis;
 
16 a 19 – 10h e 15h - mostra de vídeos. Retrospectiva dos 27 anos do Encontro Sesc de Dança. Miniauditório. Grátis;
 
17 – 9h às 11h – “Retina” - oficina de dança urbana - Camaleão Grupo de Dança (MG). Cinco bailarinos dançam ao som de cinco jovens roqueiros que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Quadra. 14 anos. Grátis; 17 - 19h – “Atos de Rua” - Grupo de Dança Primeiro Ato (MG). Inspirados em contos e no realismo fantástico, a cena cotidiana é matéria-prima para quadros que se movem e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades. Quadra. Livre. Grátis; 20h - Cias. Amadoras. Quadra. Livre. Grátis;
 
18 – 19h – “O Villa da Praça” - Estação Dança de Nova Friburgo. Espetáculo fruto de pesquisas e estudos sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos mostrando a diversidade de sentimentos a partir da estrutura matemática íntima da música, buscando o aspecto matemático da partitura e a linguagem teatro-dança. Quadra. Livre. Grátis; 20h – Cias. Amadoras. Quadra. Livre. Grátis; 14h – “Oceanos” e flash mob “As Cores da Dança” – Cia. Dançar a Vida. Espetáculo que utiliza a linguagem da dança contemporânea, onde as questões ambientais serão retratadas, mostrando a vida dos animais aquáticos. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis; 14h – Cias. Amadoras. Coreografias. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis; 21h – “Cá Entre Nós” - Centro de Dança Jaime Arôxa. Espetáculo que faz imergir em uma fantasia usando a aula como porta de entrada para este mundo. A ideia é transformar o espetáculo em uma aula de dança, onde a plateia são os alunos, onde eles irão interagir como se já fizessem aula há muito tempo. Quadra. Livre. Grátis;
 
18 e 19 – 9h às 13h - oficina de dança contemporânea e criação, com Ester Weitzman. A comunicação do movimento dentro de um contexto contemporâneo procurando a dinâmica e a percepção do momento presente. O trabalho está conectado a construção da qualidade do movimento, potencializando a criação da dança singular de cada indivíduo. Sala de dança. 14 anos. Grátis;
 
19 – 8h às 10h30 - oficina de dança de salão - Centro de Dança Jaime Arôxa. Quadra. 14 anos. Grátis; 14h – Cias. Amadoras. Coreografias. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis; 16h – “O Braile – uma dança às cegas” – Cia. Pequod. Performance acompanhada de um bate-papo sobre o processo de construção do espetáculo e sobre a pesquisa desenvolvida pela cia., unindo dança e teatro de animação. Teatro. Livre. Grátis; 18h – “Romeu e Julieta” - Ballet da Cidade de Niterói (RJ). Versão contemporânea concebida pelo renomado coreógrafo e bailarino português André Mesquita, criada a partir da dramaturgia de Shakespeare, e não na música. Quadra. Livre. Grátis.

  • Quebra-cabeça (Foto: Divulgação)

    Quebra-cabeça (Foto: Divulgação)

  • Pequenos Atos de Rua (Foto: Divulgação)

    Pequenos Atos de Rua (Foto: Divulgação)

  • Retina (Foto: Divulgação)

    Retina (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: dança | encontro de dança | cultura | SESC
Publicidade