Encontro serviu para mostrar linha de atuação do governo e iniciar parceria com o Legislativo municipal

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Encontro serviu para mostrar linha de atuação do governo e iniciar parceria com o Legislativo municipal
Encontro serviu para mostrar linha de atuação do governo e iniciar parceria com o Legislativo municipal

Num clima bastante cordial, aconteceu na noite da última segunda-feira, 12, no gabinete do chefe do Executivo, no Palácio Barão de Nova Friburgo, encontro do prefeito Heródoto Bento de Mello, o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e secretários com os vereadores, acompanhados do presidente da casa legislativa, Sérgio Xavier. Tendo ao seu lado a esposa Betty Rodrigues de Mello e os secretários Geral, Braulio Rezende; de Fazenda, Antonio Carlos Mastrângelo Teixeira; de Comunicação Social, Girlan Guilland; de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa; e de Gabinete, Annita Ferro, o prefeito iniciou sua fala com uma ampla exposição sobre a história do município, os problemas econômicos, as potencialidades turísticas e culturais e os possíveis caminhos para o resgate e a recuperação da cidade.

Com as presenças de 11 dos 12 vereadores, sendo que o professor Pierre não compareceu, mas enviou como seus representantes os assessores Luiz Felipe Duarte e João Luiz de Moraes, o encontro durou mais de duas horas, tendo se iniciado às 20h e terminado por volta das 22h30. O secretário de Fazenda falou rapidamente sobre a situação financeira da Prefeitura, destacando que a maior preocupação neste momento inicial é quanto ao comprometimento da folha de pagamento de pessoal. Segundo o secretário, há um esforço muito grande no sentido de respeitar o que impõe a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos muito próximos do limite de 49%”, disse, acrescentando uma explicação a respeito da recente medida de alteração da data de vencimento da cota única do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU), conforme o Decreto 003, datado de 12 de janeiro.

HISTÓRIA, NATUREZA, POVO e CIDADE

Em sua longa exposição o prefeito voltou a destacar o pioneirismo dos imigrantes, os quais chamou de desbravadores. Ele próprio falou na condição de imigrante que escolheu a cidade para viver e relacionou as diversas potencialidades da cidade, principalmente nos setores turístico e cultural. O engenheiro Heródoto lembrou ainda as dificuldades econômicas da cidade, lançando uma reflexão a respeito do que podem ser os caminhos para o resgate da economia de Nova Friburgo. Heródoto defendeu que o turismo é um desses caminhos, relacionando-o com as belezas naturais, a história, o clima e o próprio povo. “Nosso povo é especial, ordeiro, educado”, pontuou o prefeito, acrescentando que “precisamos ensiná-lo a ganhar dinheiro com o turismo. Nós mesmos não sabemos e precisamos aprender”. O prefeito voltou a insistir na ideia de que “Nova Friburgo é uma cidade parque”, com 1.009 quilômetros quadrados e sete vilas. Ele defendeu esta tese como um elemento forte para a própria questão do turismo. “Vocês já imaginaram quando falarmos para o Brasil todo que somos a primeira cidade parque do Brasil, que condição não iremos despertar para a cidade?”, destacou.

Os vereadores Cláudio Damião, Edson Flávio, Isaque Demani, Luciano Faria, Manoel Martins, Marcelo Verly, Marcos Medeiros, Renato Abi-Râmia, Reinaldo Rodrigues e Vanor Breder também participaram do encontro, finalizado em clima de descontração, cordialidade e troca de ideias. O prefeito declarou que todas as secretarias e setores da Prefeitura estão à disposição dos vereadores, no interesse de atender ao bem comum. “Fui eleito pela classe pobre e juntos temos um compromisso com esse povo”, arrematou Heródoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade