Encontro dos Rios, a "praia" mais conhecida dos friburguenses

Cachoeiras na confluência das águas do Macaé e do Bonito oferecem várias opções de lazer
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
por Guilherme Alt
O mergulho nas águas frescas perto do Bar do Encontro (Foto: Henrique Pinheiro)
O mergulho nas águas frescas perto do Bar do Encontro (Foto: Henrique Pinheiro)

Quem não tem praia, se refresca em cachoeira. E em Nova Friburgo a diversidade de incontáveis pontos de águas cristalinas e energizantes onde se pode aproveitar para tomar um banho e fugir do calor impressiona. São programas  que, na maior parte das vezes são gratuitos, ou com um custo bem reduzido.

O distrito de Lumiar é um dos mais procurados para essas atividades. A seis quilômetros da praça central, a Carlos Marchon, e a cerca de 40 quilômetros do Centro de Friburgo, encontra-se um dos destinos mais conhecidos e frequentados, tanto por friburguenses como por turistas: o encontro dos rios Macaé e Bonito.

O local permite um banho tranquilo, em águas calmas e límpidas. A temperatura da água é ideal para quem quer se refrescar. A região faz parte do Parque Nacional dos Três Picos, no distrito de Lumiar, e é cercada por Mata Atlântica. Lumiar é uma região privilegiada pela natureza com trilhas, rios e cachoeiras, além de belas paisagens. O Encontro dos Rios forma um parque com variadas quedas d’água e atrativos naturais. Para os mais radicais, o local possibilita um rafting (prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança).

De acordo com Lúcia Gonçalves, o local é o preferido dela para tomar banho de cachoeira. “O Encontro dos Rios é realmente muito lindo. Vale a pena a visita. De Lumiar, é o que mais eu gosto”, conta.

Vanessa Frazan considera o local de “tirar o fôlego”. “É mágico. Uma paisagem deslumbrante. O acesso é super tranquilo e o banho é delicioso”, garante ela.

O acesso é pela Estrada Serramar. Taí uma boa pedida para este fim de semana ou qualquer outro dia de sol e calor.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Meio Ambiente
Publicidade