Mais de 200 agências de viagens de todas as regiões do estado estiveram presentes no encontro comercial “Rio Serra Mar apresenta: Nova Friburgo Viagem & Sabor 200 anos”, na tarde desta terça-feira, 9, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro do Rio. A estimativa dos organizadores do evento é que cerca de 150 roteiros turísticos dos mais diversos segmentos - ecoturismo, turismo rural, histórico, cultural, gastronômico, de aventura e comercial - tenham sido negociados.
Segundo Simone Hipólito, CEO da agência Aventura Natural Turismo e Educação, do Rio, como resultado do evento Nova Friburgo poderá se tornar destino de turistas internacionais. Ela, por exemplo, já está fechando parceria com uma empresa de turismo estrangeira para vender roteiros diferenciados. “Nova Friburgo é um destino turístico único, que apresenta várias opções aos seus visitantes. Ao mesmo tempo, focamos nossa atuação no que chamamos de destinos autênticos, em que o turista queira desfrutar de algo sem igual, que promova emoções e experiências que ele não vai conseguir em outro lugar. Acredito que Friburgo seja uma cidade com essas características, tanto que já estamos atendendo a uma demanda internacional. Pretendemos até o ano que vem apresentar roteiros turísticos para empresas dos Estados Unidos cujos clientes pretendam conhecer o município serrano”, disse.
Para o guia de turismo Nelson Gonçalves, que há três meses formalizou-se como microempreendedor através do Sebrae Rio, o evento é uma oportunidade sem igual para quem quer conhecer o que há de melhor em Friburgo. “Aqui pudemos ver os serviços e os produtos que há na região e que não são poucos. Não precisa de muito esforço para nos convencer de que Nova Friburgo realmente é um lugar aprazível e acessível para turistas com os mais variados perfis. Pretendo montar até março de 2019 um roteiro específico para quem queira passar um tempo na cidade e desfrutar de suas maravilhas”.
O secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, destacou a importância de eventos dessa natureza em prol do desenvolvimento da cidade. “Divulgar os roteiros de Nova Friburgo não contribui apenas com o turismo local, mas também para sua economia e desenvolvimento social. Por isso é importante que os agentes de receptivo, que fazem parte importante dessa cadeia de negócios fiquem bem informados sobre o que temos a oferecer”.
De acordo com a coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, o encontro tem como objetivo fomentar e potencializar as atividades turísticas de Nova Friburgo. “Temos que focar no mercado de turismo e fazer com que os agentes de viagem de todo o estado percebam as maravilhas que a cidade tem a oferecer. Nossa proposta é fortalecer a marca do destino e fomentar novas oportunidades de negócios”, explicou.
Para Fernanda Gripp, coordenadora da Regional Serrana I do Sebrae Rio, o sucesso do evento se deve ao fato de Nova Friburgo ser um destino rico em opções para o turista. “Aqui no encontro, compartilhamos com agentes de turismo das mais diversas regiões do estado o nosso sentimento de orgulho do que temos para oferecer. Sabemos que possuímos uma variedade sem igual de elementos como clima, roteiros estruturados, gastronomia e atrativos naturais, históricos e culturais com características únicas. Todo esse potencial serviu como chamariz para profissionais e empresários que enxergam em Nova Friburgo um excelente destino e uma fonte sem igual de geração de negócios”.
O evento, que foi organizado pelo Sebrae Rio, com apoio do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf); e a Prefeitura de Nova Friburgo teve mesas de negócios e estandes que apresentaram alguns atrativos da cidade, como a Festa do Morango com Chocolate (Amorango); a Festa da Flor (Afloralta); a produção de orgânicos (Empório Anchieta); roteiros turísticos como o Circuito de Amparo; moda íntima (Fevest, com peças criadas por alunos do Senai Espaço Moda); vilas de Lumiar e São Pedro; Festival da Truta; Polo de Cervejas Artesanais (Beer Alliance); e a Stam (que oferecia um passeio virtual por Nova Friburgo).
Deixe o seu comentário