A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Duas Barras, sob o comando de Camila Ponce, confirmou para o segundo e terceiro fins de semana deste mês os tradicionais encontros de folclore em Duas Barras, dias 9 e 10, e em Monnerat, dia 17.
Em Duas Barras o encontro, que acontece há 35 anos consecutivos, mantém viva a tradição dos antigos reiseiros, iniciada no governo do saudoso Victorino Araújo de Barros, por iniciativa de Orlando Pagnuzzi. Na época, o atual prefeito de Duas Barras, Antônio Carlos, ainda jovem, juntamente com um grupo de amigos já participava dos encontros comandando sua própria folia.
O encontro terá início por volta das 18h do sábado, com celebração da santa missa no Centro Social João XXIII, devido à reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que se estende ao longo dos últimos meses. Por volta das 20h terão início as apresentações das folias de Reis no presépio armado na Praça Governador Portela, no centro histórico bibarrense. O encontro continuará no domingo, 10, com celebração da santa missa às 7h, no Centro Social João XXIII e, às 8h, apresentações das folias no presépio, se estendendo ao longo de todo o dia.
Em Monnerat, segundo distrito de Duas Barras, a festa se inicia no sábado, 16, com realização de um antigo sonho da comunidade, quando o prefeito Antônio Carlos, acompanhado da primeira-dama, Sônia Amélia, do seu vice-prefeito Marcos Serpa Alves, o Kinka, a esposa Amanda Hoeltz, secretários e assessores do governo municipal inauguram as instalações da nova Praça Viúva Monnerat, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia. A obra garante mais qualidade de vida aos moradores do segundo distrito. A inauguração terá show de Cesário Ramos e Gabriel nos teclados e muito forró.
Em sua 21ª edição, o Encontro de Folclore de Monnerat será no domingo, 17, com a chegada ao segundo distrito de folias do município e da região, às 7h, quando se apresentarão no presépio. Às 15h, também no presépio, haverá homenagem a Nossa Senhora, organizada por Carlos Lúcio, do Cisec, e sua equipe. As apresentações deverão ser encerradas por volta das 23h, com a última folia inscrita para o encontro.
Considerados um dos mais populares do gênero no município e figurando entre os maiores no estado, os encontros de folclore de Duas Barras e Monnerat costumam reunir expressivo público. Registrando um total de 14 folias em atividade, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer confirma que, a título de incentivo, desde 2005 garante almoço a todas as folias e ajuda de custo em dinheiro, em torno de R$ 100. Além disso, entrega certificado de participação do encontro a todos os grupos e foto de recordação do encontro anterior.
A folia de Reis de Augustinho Pereira é a mais antiga do município, registrando 70 anos de atividades, sob o comando do mestre Zeca Rosa e contramestre Clementino Patrício. Um dos mais ilustres reiseiros de Duas Barras, a exemplo do saudoso pai que também participou de folias de Reis no passado, o poeta, músico, escritor e compositor bibarrense Martinho da Vila vem mantendo a tradição ao longo dos anos de participar dos encontros na sede do município. Sempre que possível ele leva um convidado ilustre para conferir de perto o encontro, a exemplo do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que esteve em Duas Barras ano passado, acompanhado da esposa.
Deixe o seu comentário