Encontro de Entidades Negras movimenta o Colégio Canadá neste fim de semana

sexta-feira, 12 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O 45º Encontro de Entidade Negras do Estado do Rio de Janeiro será realizado de amanhã, 12, a domingo, 14, no Colégio Estadual Canadá, em Olaria. A promoção é do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj) e do Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê, de Nova Friburgo. A abertura está marcada para amanhã, às 20h, no Sindicato dos Têxteis (Rua Augusto Spinelli 84, Centro).

O programa de sábado, no Colégio Canadá, tem início às 7h, com café da manhã e credenciamento; às 9h30, palestras e oficinas; e às 12h30, almoço. A retomada do encontro será às 14h, com grupos técnicos sobre educação, mulher, saúde, religiosidade e política, seguindo-se, às 17h30, reunião dos representantes do Cenierj. Após o jantar, previsto para as 19h, haverá apresentações culturais das entidades participantes.

No domingo as atividades recomeçam às 7h, com café da manhã; às 10h, palestras e apresentações dos grupos técnicos, e o encerramento do encontro será às 13h, com almoço. O encontro tem a Prefeitura de Nova Friburgo como patrocinador e o Colégio Estadual Canadá no apoio cultural.

O Ysun-Okê e o Cenierj

O Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê (Nascente das Montanhas, em língua nagô) desenvolve suas atividades em Nova Friburgo e adjacências desde 1987, trabalhando pelo respeito e resgate das histórias e culturas africanas no Brasil, com um foco maior no município.

O Ysun-Okê realiza eventos diversos, porém o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – é a sua atividade de maior volume, uma vez que não acontece só no dia 20 de novembro, e sim, durante uma semana, que pode ser a anterior ou a posterior à data. E isto acontece há vários anos.

Trabalhar o Dia Nacional de Conscientização Negra é uma das formas encontradas pelo Ysun-Okê para preservar a memória, construir a história e refletir sobre a realidade dos povos negros.

Em setembro de 1987, em Nova Friburgo, realiza-se o 1º Encontro de Entidade Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro promovido por um coletivo de entidades e associações do movimento negro. Esse coletivo passa a chamar-se Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj) que tem como principal objetivo assessorar as entidades e instituições de movimento negros nas regiões Serrana, dos Lagos, Sul Fluminense, Baixada Fluminense e Metropolitana.

O Cenierj teve como seu principal mentor o professor, doutor em história e advogado Jorge Santana, do Centro de Estudos Brasil África (Ceba), hoje presidido pelo seu filho, Harimar Santana, bem como a maioria das entidades do movimento negro que são legadas dos pais ou responsáveis.

Atualmente com uma nova executiva, o Cenierj prima pelo desenvolvimento e aplicabilidade das ações afirmativas e políticas públicas de promoção pela igualdade racial, o sistema PIR.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade