O Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) em parceria com o Centro de Tecnologia Intuitiva e BioArquitetura (Tibá) realizam o Encontro de Bioarquitetura 2012 entre os dias 8 e 10 de novembro no Hotel Bucsky. O objetivo é buscar novas soluções para que o ser humano possa diminuir o processo destrutivo que o consciente ou “inconscientemente” tem praticado.
Além de trocar ideias e experiências, os participantes poderão obter conhecimentos com os atuais mestres de soluções construtivas de baixo impacto ambiental, independente do contexto socioeconômico.
No dia 10, será realizada uma oficina de Tibá, em Bom Jardim, com A’uwê Xavantes. Cinco bioconstrutores xavantes virão de Mato Grosso para combinar talentos no desenvolvimento de uma oca, trabalhando em conjunto com cinco bioconstrutores tibanos. Serão praticadas várias técnicas de taipa, uso de madeiras da floresta, palhas, folhas de palmeiras, cipós, tintas à base de urucum e jenipapo e a grande atração será a implementação de gráficos xavantes nos detalhes da obra.
Os alunos participarão do preparo de massas de terra para revestimentos, acabamentos finos, gráfica indígena e manejo da flora para arquitetura sustentável. A oficina será ministrada por Peter Van Lengen e Paulo César Tsereu’rã.
As palestras custam R$ 300 e os interessados podem obter mais informações através do e-mail info@hotelbucsky.com.br ou pelo telefone (22) 2522-5052. As palestras, mais as oficinas, saem a R$ 400. Inscrições através do site www.eba.eco.br.
Palestras—8 e 9 de novembro no Hotel Bucsky
Johan Van Lengen
Arquitetura Intuitiva—O grande arquiteto descalço
Michael Reynolds
Earthship—O guerreiro do lixo
Marcelo Bueno
Permacultura—A inclusão do ser humano no seu ecossistema
Simón Vélez
Bambu—a madeira do futuro
Edgard Gouveia
Inclusão social—o realizador de sonhos
Gernot Minke
Construção natural—o mestre da terra e do teto verde
Kaká Werá
Ambientalista—Cosmovisão e filosofia tupi-guarani
Allan Lopes Pires
Geobiologia—A arte do bem sentir
Deixe o seu comentário