Na quarta-feira, 6, a partir das 18h30, entra em cartaz a exposição Encontro com as Raízes, da fotógrafa Regina Lo Bianco, na Universidade Candido Mendes (Ucam). Neste novo trabalho, o público poderá apreciar “a força das imagens, reveladora da intenção da autora em nos transmitir sua mensagem. A qualidade do seu trabalho, que privilegia o belo, sendo também revelador de contrastes sociais, constitui-se no elemento-chave dentro de seu propósito de conciliar a divulgação da imagem da cidade — e do seu entorno — com a preservação da memória”, resumiu o professor e diretor da Casa Suíça de Nova Friburgo, Maurício Pinheiro.
O escritor e professor de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) Jorge Miguel Mayer, é autor de artigo sobre a região retratada pelas lentes de Regina. Nele, estão traduzidas em palavras o que a fotógrafa tão sensivelmente captou em suas andanças pela zona rural, destino preferido dessa artista única, nascida em Nova Friburgo.
“No Sertão do Rio Bonito, que aflui suas águas para o vale do Macaé, vive um povo cujos costumes e tradições trazem as marcas dos primeiros colonos suíços e alemães que povoaram a região. Aqui, como no passado histórico, as pessoas retiram o seu sustento diretamente da terra. As casas de pau a pique, por exemplo, são feitos com o engenho humano e material da terra... E o Rio Bonito continua bonito até quando o desmatamento permitir. Como o tempo, parece não se esgotar. Traz lembranças e leva os sentimentos de quem espera. Como nos tempos passados, os descendentes dos colonos aprenderam a ser parceiros do Rio Bonito, do tempo, da terra... E o velho e o novo se cruzam na infância, que, como sempre, brinca”.
Sobre a fotógrafa e amiga, Maurício Pinheiro dedicou o texto seguinte:
“Nos últimos 10 anos, a fotógrafa Regina Lo Bianco concentrou boa parte do seu trabalho sobre o registro de importantes aspectos da cidade de Nova Friburgo. De origem friburguense e conhecedora da riqueza do lugar no tocante à ecologia, à arquitetura e aos costumes regionais, Regina lançou-se na produção de uma extensa documentação fotográfica em torno desses aspectos. Para isso, percorreu os 4 cantos da região fotografando e indo ao encontro de pessoa em cada comunidade por onde passou.
Como resultado, Regina Lo Bianco possui hoje um dos mais valiosos acervos fotográficos que retratam de forma consistente a evolução da trama social de Nova Friburgo dos últimos 10 anos, seus efeitos, por exemplo, sobre o projeto urbanístico e paisagístico local. Sua sensibilidade artística, aliada ao seu olhar sempre atento ao que se passa na sociedade que a cerca, permite-nos descobrir - e mesmo redescobrir - de forma singular, pessoas, comunidades, construções (desconstruções) e paisagens diversas espalhadas pelas grandes extensões de terras cercadas por montanhas que caracterizam a região...”
No mais, é aproveitar a oportunidade para apreciar uma exposição que não apenas nos enche os olhos de beleza natural como nos conta parte importante da história do município. A Universidade Candido Mendes fica na Rua Professor Frezze 46, Vilage.
Deixe o seu comentário