José Duarte
Por sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Semana Nacional da Vida está sendo comemorada em todas as paróquias brasileiras, no período de 3 a 10 deste mês. Na Diocese de Nova Friburgo o evento foi coordenado pela Pastoral Familiar da Diocese de Nova Friburgo, sob responsabilidade do casal diocesano Bento e Sandra, que procurou sensibilizar as paróquias e movimentos pastorais sobre a importância deste momento, principalmente no Dia do Nascituro.
O encerramento será neste domingo, 10, no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, com a seguinte programação: 9h, chegada; 9h30, abertura com o bispo da Diocese, d. Edney; 9h45, palestra Bioética e Métodos Contraceptivos, com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, d. Antonio Augusto, e 11h, santa missa de encerramento.
O PALESTRANTE – Dom Antonio Augusto Dias Duarte é bispo titular de Tuscamia e auxiliar do Rio de Janeiro. Seu lema é Omnia in bonum. Ele nasceu em 7 de novembro de 1948, em Santo André (SP). Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1978, em Barbastro – Huesca (Espanha), nomeado bispo em 12 de janeiro de 2005 e sagrado em 12 de março do mesmo ano, no Rio de Janeiro. D. Antonio estudou filosofia na Studium Generale da Prelazia do Opus Dei e teologia na Studium Generale e no Colégio Romano de Santa Cruz (1970-1977). É doutorado em Teologia Moral na Universidade de Navarra – Espanha, defendeu a tese O pecado como escravidão do homem e possui ainda cursos de medicina na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (SP) (1970-1975), especializando-se em Pediatria.
No episcopado exerceu as seguintes atividades: assistente do Centro de Estudos de Extensão Universitária em São Paulo (1979); capelão do Centro Cultural Lagoa, no Rio de Janeiro (1980-1986); capelão do Centro Cultural Feminino Itaporã, no Rio de Janeiro (1979-1994); professor de Moral Sexual e Moral Médica no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1986-1998); professor de Antropologia Filosófica e Bioética Clínica, no curso de pós-graduação lato sensu de Bioética, na Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro; vigário-secretário da Delegação do Opus Dei no Rio de Janeiro, desde 1990; animador do Vicariato Episcopal Sul; responsável pela Pastoral Familiar, pelos movimentos leigos, pela Pastoral da Saúde, pela Associação dos Médicos Católicos, pela União dos Juristas Católicos, pela Pastoral da Juventude e Pastoral Universitária do Regional Leste I; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB; responsável pelo Setor Vida, do Departamento de Família e Vida do Celam.
Deixe o seu comentário