Celebrada até esta sexta-feira, 7, a Semana Mundial do Aleitamento Materno visa alertar para a importância da amamentação e promover iniciativas para estimular a prática. Este ano, a semana é voltada para incentivar as mulheres que retornam ao trabalho a continuarem amamentando seus filhos. Por conta disso, o lema escolhido pelo Ministério da Saúde é “Amamentação e trabalho: o compromisso é de todos”. O slogan atende a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), na qual toda criança deve receber aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuar a ser amamentada até, pelo menos, os dois anos de idade.
Em Nova Friburgo, ao contrário de anos anteriores, a semana não contou com nenhum grande evento em espaço público. Apenas algumas ações pontuais estão sendo promovidas na cidade como explicou a responsável médica do banco de leite do Hospital Maternidade de Nova Friburgo, Eunice Amaral. “Este ano a semana tem como foco a mulher trabalhadora e levamos cartazes e informações a alguns estabelecimentos comerciais da cidade. A equipe do hospital também está usando laços dourados em comemoração a data”, disse ela.
Banco de leite é destaque de vídeo
Referência no trabalho de incentivo à amamentação, o banco de leite humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo é destaque de um vídeo realizado recentemente pela equipe “Canal Saúde na Estrada”, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O material reúne depoimentos de mães atendidas pela unidade e de membros da equipe como as coordenadoras Eunice Amaral e Tânia Costa, nutricionista responsável pela direção técnica da unidade.
O vídeo ressalta a importância da sala de apoio à amamentação do Banco. Criado há menos de um ano, o espaço permite às mães em período de amamentação que também realizem a extração e conservação do leite para utilização posterior e em períodos em que estiverem ausentes, por motivos como o trabalho, por exemplo. A sala rendeu a unidade no início deste ano uma premiação por excelência do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano.
O prêmio veio somar-se a outros conquistados pelo banco, que em 2014 foi agraciado com o certificado de excelência em BLH (Banco de Leite Humano), na categoria “Ouro” do Programa Ibero-Americano de BLH com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
Deixe o seu comentário