Três empresas de Nova Friburgo, todas ligadas à Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico da Uerj, participam esta semana do 11º Seed Fórum—um processo de capacitação empresarial da Finep, no qual os empreendedores têm a oportunidade de se apresentar para potenciais investidores, como fundos de investimentos e os “investidores-anjos”.
Durante o evento, que será realizado na Bolsa do Rio, os participantes serão orientados em aspectos estratégicos da empresa. Neste encontro, será oferecido também um curso de empreendedorismo e negócios, de modo a permitir que os participantes tenham, ao final, subsídios para estruturar uma proposta de valor sólida para o investidor.
“Os anjos são, geralmente, pessoas físicas com capital para aplicar em um negócio que seja do seu interesse ou que apresente possibilidades reais de crescimento e retorno do mercado”, explica a gerente da Origem, Lanice Fagundes. Segundo ela, os Seeds Foruns são importantes para o movimento de incubadoras porque aproxima os projetos inovadores e empreendimentos nascentes dos investidores em potencial.
O 11º Seed Fórum Finep é realizado em parceria com o Instituto Educacional BM&FBovespa, a Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec) e a Gávea Angels, com o apoio do BID/Fumin. Em quatro anos, foram capacitadas mais de 100 empresas, dentre as quais 15% foram investidas por anjos, investidores corporativos e fundos de capital semente.
“Às empresas friburguenses, a presença no evento pode resultar num impulso significativo para o desenvolvimento de seus projetos, tendo em vista a chance de captarem recursos junto à iniciativa privada. Como são empresas de grande potencial de crescimento, fica para os investidores a perspectiva de também obterem lucro e rentabilidade com o valor de suas ações no mercado daqui a alguns anos”, continuou.
Ainda segundo a gerente da Origem, os anjos estão por toda a parte e, embora o Seed Forum seja um evento específico para levar informações e ferramentas a esse tipo de investidor, a incubadora mesmo é um ambiente onde eles também podem encontrar boas e promissoras ideias. A instituição, ressaltou a administradora, tem 16 anos de atividade em Nova Friburgo e região, sempre promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação.
“A Origem é uma incubadora multissetorial e por isso tem vinculados ao seu programa de estímulo à criação, desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas projetos em diferentes áreas de atuação, independentemente da competência do Instituto Politécnico. Desde o início nosso objetivo tem sido o de apoiar empresas nascentes, de base tecnológica ou não, proporcionando as condições necessárias para que elas possam se desenvolver no mercado”, frisou Lanice Fagundes.
Para entrar na Origem, lembrou a gerente da incubadora, os empreendedores passam por um processo seletivo e, uma vez aprovados no edital, participam de cursos e consultorias que visam à capacitação gerencial e o acompanhamento dos projetos. A instituição promove ainda a interação destes com o corpo técnico, docente e discente da Uerj e instituições parceiras e oferece apoio na captação de recursos humanos e financeiros, entre outros serviços que são abertos também à comunidade.
Vale lembrar que em virtude das chuvas de janeiro, a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras tem funcionado desde então em caráter temporário junto ao Escritório Regional do Sebrae, que fica localizado na Rua Fernando Bizzotto, no centro da cidade. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-2046 ou através do e-mail origem.incubadora@gmail.com.
Deixe o seu comentário