Após o processo que avaliou mais de cinco mil projetos em todo o Brasil e mais de 300 projetos no estado do Rio, as empresas classificadas para a próxima fase do Primeira Empresa Inovador (Prime) iniciaram na última semana uma avalanche de cursos on-line e presenciais, de forma que possam estruturar seus planos. São empresas que buscam alavancar seus negócios e contar com recursos do governo federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), cuja meta é contemplar cerca de cinco mil empreendimentos com investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2011.
O Prime é voltado a companhias com até 24 meses de existência, dedicadas a projetos inovadores. As candidatadas se inscreveram em 17 incubadoras de empresas associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Depois da primeira etapa on-line os empresários participam nesta semana de um treinamento sobre a criação de plano de negócios. De forma a atender as empresas do estado do Rio de Janeiro, este curso será ministrado pela Fundação Dom Cabral, na capital fluminense de hoje, 8, a sábado, 11.
Segundo a diretora da Anprotec, Francilene Garcia, o objetivo é que pelo menos 1,9 mil empresas sejam selecionadas até outubro para receber o recurso a fundo perdido. A verba de R$ 120 mil deverá ser utilizada para apoiar o empreendedor na gerência do negócio, principalmente em áreas como recursos humanos, formulação estratégica e inovação.
Nova Friburgo no Prime
Após o excelente resultado obtido no número de inscrições, tendo ficado com a terceira colocação no estado – uma inscrição apenas a menos que o segundo lugar obtido por Niterói – Nova Friburgo tem presente nesta nova fase dez empresas candidatas ao Prime. “Eu acredito firmemente no potencial dos projetos inscritos e aprovados na primeira fase. Dos projetos de Nova Friburgo, cinco são de empresários participantes do programa da incubadora de empresas. Os empresários das empresas Art Aroma, Essência dos Arcanjos, Evocarb, Novatec e Karl Blocos Ecológicos estão ansiosos pela maratona que será desenvolvida nesta semana. Alguns outros empresários que buscaram nosso apoio quando da submissão dos seus projetos ao Prime na primeira fase vêm demonstrando interesse em participar do próximo processo eletivo da incubadora. Isso denota o caráter inovador do Ministério da Ciência e Tecnologia em promover, colaborar e enfatizar a importância deste programa de incubação em nosso país”, afirmou Luiz Borges, gerente da Origem, incubadora de empresas inovadoras da Uerj.
Empresários Prime de Nova Friburgo serão parabenizados pelo prefeito
A incubadora Origem realiza no próximo dia 15 de julho, a partir das 15h, no auditório do Senai, evento com entrada franca que vai tratar do tema Inovação como Estratégia Competitiva. Reunirá importantes profissionais da área de inovação, inteligência empresarial e design e terá como foco atender a todas as empresas de Nova Friburgo e região, principalmente das áreas de metal-mecânica, turismo, petróleo, gás e energia, e moda/confecções.
Em uma dos momentos do evento, o prefeito Heródoto Bento de Mello, que já confirmou presença, vai parabenizar os empresários por estarem representando Nova Friburgo neste processo de seleção de empresas inovadoras.
Mais informações sobre o evento poderão se obtidas através do e-mail origem@iprj.uerj.br.
Deixe o seu comentário