Empresas, indivíduos e organizações investem em ONG e viabilizam programa de prevenção de riscos na região serrana do Rio de Janeiro

quinta-feira, 28 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Há pouco mais de 100 dias, o Brasil ficou extremamente chocado e comovido com a tragédia provocada pelas chuvas na Região Serrana no Rio de Janeiro. Enchentes e deslizamentos de morros mataram mais de 900 pessoas (sem contar os desaparecidos) e deixaram cerca de 7 mil desabrigados, o que fez com que o país se mobilizasse em uma grande corrente de solidariedade. Desde a tragédia, a Care Brasil atua com ajuda humanitária na região. Porém, a ONG acredita que os esforços na área não devem se limitar apenas às doações emergenciais. Por isso, investe em uma estratégia para a ampliação da capacidade de adaptação das comunidades e redução de riscos futuros.

Uma das principais ações desta estratégia envolve uma parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina. Em abril, o instituto começou a coletar dados sobre a região serrana do RJ, levantando desastres anteriores, planos e documentos do setor público. O objetivo é realizar um diagnóstico para avaliar e identificar ações prioritárias para ampliar a capacidade de prevenção de risco a curto, médio e longo prazo desses locais. Posteriormente, essa análise será apresentada para debate público.

Para o segundo semestre, a Care Brasil planeja realizar oficinas em algumas das comunidades mais atingidas, a fim de capacitar em redução de riscos, prevenção em desastres e adaptação às mudanças climáticas com 300 lideranças comunitárias e servidores públicos. A ONG ainda pretende desenvolver um guia de comunicação comunitária para a sociedade civil local.

— A Care Brasil acredita que a prevenção de desastres e a adaptação às mudanças climáticas são prioridades nas regiões mais vulneráveis do país. Os desastres naturais podem destruir comunidades e recursos, mas ações efetivas dos serviços de emergência podem diminuir significativamente seus efeitos e prejuízos no futuro — afirma Markus Brose, diretor executivo da ONG.

A CARE Brasil também está mapeando as famílias mais vulneráveis de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, para que possa acompanhar as necessidades principalmente das mulheres e suas famílias e, com esse cadastro, possibilitar a objetividade na seleção dos beneficiários dos bens e serviços oferecidos pela ONG. Esse cadastro possibilitará, por exemplo, que sejam doados eletrodomésticos, móveis e utensílios às famílias mais impactadas pelas enchentes.

A Care Brasil atua hoje com o objetivo de restabelecer a economia local e a rotina dos moradores, promovendo o desenvolvimento e garantindo a adaptação das comunidades atingidas, para que estejam preparadas para enfrentar novos impactos ambientais no futuro. O foco do trabalho traz particular atenção às famílias mais vulneráveis, principalmente mulheres, crianças e idosos. A Care Brasil foca seus esforços no fortalecimento das mulheres também no contexto de emergências, pois acredita que, quando equipadas com os recursos adequados, elas têm o maior poder de transformação na sociedade e são exemplos de como seu engajamento e participação podem transformar a realidade em que vivem. Com este escopo, a Care Brasil esteve presente na Feira Feminista de Economia Solidária de Teresópolis, que teve a sua terceira edição realizada de 25 a 27 de março, conduzindo duas oficinas com mais de 80 participantes para debater o papel da mulher no contexto das enchentes. As mulheres que participaram do estande da Care Brasil na feira e participaram das rodas de conversa puderam trocar experiências e apoio após terem sobrevivido ao desastre e receberam kits de higiene pessoal feminina ao final do evento.

Ajuda Humanitária

Desde que começou a atuar na Região Serrana, em janeiro de 2011, a Care Brasil já beneficiou cerca de 4 mil pessoas com a distribuição de kits de higiene e limpeza e kits específicos para mulheres, bebês e idosos. Foram doados ainda mil metros de lona para a contenção de encostas e prevenção de novos deslizamentos em Nova Friburgo; 1,8 mil kits escolares para crianças abrigadas; alimentos com alto valor de proteína, condimentos, farinha de milho e remédios para tratamento de piolhos em sete abrigos de Nova Friburgo, entre outras ações.

O trabalho da Care Brasil na Região Serrana é possível graças às doações financeiras das empresas Walmart, Bank of America Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Levi Strauss, HSBC, JP Morgan, Pfizer, Motorola e Price Water House Coopers. Outras empresas apoiam o trabalho da Care também por meio da mobilização de seus colaboradores e/ou clientes e fornecedores: Accenture, Banco Santander, Banco Societe Generale, Cisco, Dow Química, Escola Britânica de São Paulo- Saint Paul´s School, Good Card Embratec, HSBC, JP Morgan, Machado Associados, Nike e Votorantim Metais. O Instituto C&A doou bens materiais. A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humantária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aind Departament- ECHO), também investe no trabalho da Care Brasil. Pessoas físicas de todo o Brasil também colaboraram e podem continuar ajudando com doações financeiras.

Sobre a CARE

A Care Brasil é uma ONG brasileira que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha com foco no desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua, por meio de ações de inclusão social; fortalecimento da economia local; preservação do meio ambiente; inovação na gestão pública; e mobilização social.

A Care Brasil faz parte da rede da Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça), está entre as cinco maiores ONGs do mundo e é uma federação composta por 12 membros: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia. Com atuação em 70 países, a Care beneficiou mais de 59 milhões de pessoas apenas em 2010.

No Brasil, a Care possui sete programas: cinco em áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Maranhão/Tocantins, Bahia, Goiás e Piauí); e dois nas periferias das duas maiores metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, também atua em situações de emergência na região serrana do Rio de Janeiro e ajuda a levantar fundos para a reconstrução Haiti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade