Empresários e autoridades apresentam ações prioritárias de turismo

Elaboradas por representantes do setor, além de Nova Friburgo, propostas abrangem também Cantagalo e Trajano de Moraes
quarta-feira, 01 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito Rogério Cabral ao lado da coordenadora do escritório regional Serrana I do Sebrae-RJ, Fernanda Gripp, e os prefeitos de Trajano de Moraes, Carlos Gomes e de Cantagalo, Saulo Gouvêa (Foto: Divulgação)
Prefeito Rogério Cabral ao lado da coordenadora do escritório regional Serrana I do Sebrae-RJ, Fernanda Gripp, e os prefeitos de Trajano de Moraes, Carlos Gomes e de Cantagalo, Saulo Gouvêa (Foto: Divulgação)

A manhã desta quarta-feira, 1º, foi bastante movimentada para autoridades e empresários do setor de turismo de Nova Friburgo e região. Isso porque, na ocasião, foram apresentadas as diversas ações propostas por gestores públicos, membros de conselhos municipais, técnicos e os próprios empresários locais do ramo e os dos municípios vizinhos de Cantagalo e Trajano de Moraes, para fortalecer os destinos turísticos e gerar negócios para o setor. O evento foi no Hotel Bucsky e integrou o programa “Lidera Turismo”, proposto pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo.

O programa pretende promover o desenvolvimento do turismo nas três cidades através de ações estratégicas. As propostas foram desenvolvidas em diversos encontros, durante os últimos três meses. Neste período, os participantes trocaram experiências e aprenderam técnicas de gestão empreendedora; criaram mapas estratégicos para o turismo em seus municípios e traçaram metas a serem cumpridas até maio de 2017, como sinalização turística, roteiros, campanhas publicitárias, cursos de capacitação, pesquisas, entre outras.

“Todos analisaram a situação atual de seus destinos turísticos e elaboraram estratégias para os mesmos, que também estimulem os pequenos negócios, gerando emprego e renda para a população", destaca a analista do escritório regional Serrana I do Sebrae-RJ, Márcia Bittencourt. Os prefeitos de cada município receberam os mapas com as propostas e, agora, os participantes do "Lidera Turismo" iniciarão a etapa de implantação dos projetos. "Na primeira fase, os setores público e privado se uniram em torno de propostas de trabalho estruturadas. Agora surge o desafio de colocar tudo em prática e o Sebrae vai continuar como parceiro", explica a coordenadora do escritório regional Serrana I do Sebrae-RJ, Fernanda Gripp.

Tradicionalmente conhecida como cidade turística, as metas elaboradas para Nova Friburgo envolvem pesquisas no perfil do turista e dos atrativos, além de um trabalho de sensibilização nas escolas e melhorias na sinalização turística. "O turismo é uma das maiores fontes de receita do mundo. Estamos trabalhando a estrutura da cidade para atender ainda melhor o morador e o turista, com segurança, acesso à internet, estradas melhores, sinalização. A crise atrapalhou um pouco nossos planos, mas recursos e parcerias estão sendo buscadas para viabilizá-las", afirma o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | Sebrae | hotel bucsky
Publicidade