Empresários da região visitam espaço Humanidade 2012 montado pela Firjan na Rio+20

quarta-feira, 20 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Empresários da região visitam espaço Humanidade 2012 montado pela Firjan na Rio+20
Empresários da região visitam espaço Humanidade 2012 montado pela Firjan na Rio+20

Empresários da Representação Regional da Firjan no Centro Norte Fluminense participaram do espaço Humanidade 2012, projeto paralelo à Rio+20, na última quinta-feira, 14 de junho. A caravana reuniu 45 pessoas dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Cordeiro.

O espaço Humanidade 2012 está montado no Forte de Copacabana, um dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa. É uma realização do Sistema Firjan, Fiesp, Sesi Rio, Sesi-SP, Senai Rio, Senai-SP e Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, para discutir, de 11 a 22 de junho, temas em pauta na Rio+20 e refletir o importante papel que o Brasil atualmente exerce como um dos líderes globais no debate sobre desenvolvimento sustentável.

O objetivo é realçar o relevante papel do Brasil como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. A estrutura também se tornou um ponto de visitação e convivência durante a Rio+20, sendo uma contribuição dos realizadores à conferência promovida pela ONU.

A INSTALAÇÃO - Em um espaço com instalações inovadoras, o Humanidade 2012 ocupa uma área de cerca de sete mil metros quadrados. É uma estrutura de tubos galvanizados—um edifício-andaime—que sustenta salas suspensas com 170 metros de comprimento, 40 metros de largura e altura, o equivalente a um prédio de seis andares.

Os empresários caminharam pelas diferentes salas do espaço e puderam interagir com as instalações e refletir sobre o papel da sustentabilidade no planeta. Cláudio Cariello Marques, da CCM Sports, elogiou a estrutura. “Tudo muito bem organizado, à altura da seriedade e competência da Firjan. Todo mundo deveria tirar um tempo para passar por aqui. É uma oportunidade para usufruir e aprender”, declarou.

“Não esperava isso, essa visão tão ampla. É maravilhoso, trabalho de muito bom gosto que serve de alerta para todos nós. A Firjan está de parabéns”, declarou Mario Lucio Mury, presidente do Sinduscon-Nova Friburgo, no terraço, depois percorrer todo a montagem.

Helio Neves, presidente da Comissão Municipal da Firjan em Teresópolis, se disse impressionado após a visita. “A gente não tem ideia da abrangência do problema. Falamos em meio-ambiente, mas aqui realmente temos um choque de realidade. É um trabalho muito bem feito”, disse.

A futura engenheira ambiental Mariana Alvim, da empresa Altec, situada em Cordeiro-RJ, tem vontade de voltar ao Espaço Humanidade e refazer o percurso da montagem. “É surpreendente, muito bom! É mais do que eu esperava, uma visão da natureza dentro da nossa realidade”, comentou.

O espaço Humanidade 2012

O projeto—criado pela arquiteta Carla Juaçaba, por Bia Lessa e equipes—foi desenvolvido para ter as forças da natureza como aliadas da arquitetura, com respeito e sem desperdício: devido à estrutura tubular vazada, translúcida, o vento dará lugar ao ar-condicionado; a vista de Copacabana e Ipanema vai convidar o público à contemplação. A ideia foi criar um espaço de diálogo permanente com a natureza, onde tudo está conectado cenográfica e arquitetonicamente.

Na parte interna, rampas levam a todas as salas. Ao todo, foram utilizadas 500 mil toneladas de tubos e todo material será 100% reutilizado, já que as estruturas modulares do edifício-andaime são plenamente reaproveitadas.

O Humanidade 2012 traz à sociedade uma exposição especialmente desenvolvida pela diretora e cenógrafa Bia Lessa. No espaço, tecnologia, educação e cultura, em conjunto com os temas da Rio+20, trazem o poder de transformação do ser humano como destaque. A intenção da exposição é proporcionar ao visitante uma experiência única. “Diante do momento histórico que estamos vivendo, é necessário que a palavra ‘humanidade’ se fortaleça e possamos, juntos, dar um passo adiante”, afirma Bia Lessa.

A exposição tem atividades que dialogam entre si, apresentando o Brasil como um país que tem em sua cultura e sua formação a possibilidade de abrigar diferenças, além de suas riquezas naturais e culturais que precisam ser assumidas cada vez mais como um espaço de soberania e de contribuição para um mundo melhor.

O projeto conta com diversas salas e espaços: dez salas de exposição; Capela–Espaço das Humanidades; Terraço do Olhar; Jardim dos Encontros; Café Cultural e o Auditório das Humanidades.

Seminário Humanidade 2012

Com a participação do empresariado e representantes do governo, o Humanidade 2012 tem uma ampla grade de eventos que têm como objetivo compartilhar conhecimento, experiências, conceitos para a construção de uma nova economia, com crescimento sustentável, responsabilidade ambiental e redução das desigualdades sociais.

A agenda levanta questões relevantes como a produção e o consumo consciente, diálogos sobre a mudança do clima, o setor energético brasileiro, a valorização da parceria público-privada na gestão das praias, emissões de carbono ao longo do ciclo de vida da produção, distribuição e utilização de biocombustíveis para aviação. Mais informações: www.humanidade2012.net; www.facebook.com/humanidade2012 ou twitter.com/humanidade2012.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade