Com cada vez mais força no Brasil, o empreendedorismo tem conquistado um número crescente de mulheres. Atualmente, as donas de negócios no país já somam 5,7 milhões de pessoas — 8% de toda a população feminina, segundo dados da Serasa Experian. E começam a ficar mais numerosas nos negócios iniciantes: são 52% versus 48% abertos por homens, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Em Nova Friburgo não é diferente e as mulheres estão à frente de negócios dos mais variados segmentos, ocupando posições de destaque. Uma delas é Carla Adriano Lucho, da Gigalink, cuja trajetória à frente da empresa é citada em recente matéria especial sobre empreendedorismo feminino publicada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. A reportagem enumera 70 mulheres bem-sucedidas nos negócios e Carla figura na lista ao lado de nomes do porte de Viviane Senna, Gisele Bundchen, Chieko Aoki, Roberta Medina e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, entre outras.
A página dedicada a Carla conta os detalhes do surgimento da Gigalink, provedor de internet banda larga fundado por ela e seu marido Osvaldo no ano de 2004 em Nova Friburgo. O caráter inovador do serviço quando lançado — de oferecer internet a preço baixo às comunidades ignoradas pelas grandes companhias de telecomunicação — é ressaltado na matéria. O texto também relata que a empresa passou pelo programa de mentoria da Endeavor e conquistou mais de 15 mil assinantes. “Hoje, o casal foca na expansão para outras regiões e no aprimoramento dos seus programas de treinamento”, conclui a reportagem.
O exemplo de Carla soma-se a outras 69 histórias de mulheres inspiradoras que encontraram o caminho certo e estão promovendo uma revolução nos negócios, segundo a revista. O diferencial da empresária de Nova Friburgo fica por conta da área em que atua, um território ainda dominado pelo sexo masculino, conforme mostrado na reportagem.
Deixe o seu comentário