Empresa promove campanha em escolas visando a despoluição de Nova Friburgo

terça-feira, 08 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Empresa promove campanha em escolas  visando a despoluição de Nova Friburgo
Empresa promove campanha em escolas visando a despoluição de Nova Friburgo

Iniciado em dezembro de 2009, a microempresa Ela EcoModas vem desenvolvendo um trabalho voltado para o meio ambiente, com foco na sustentabilidade: trata-se do Projeto Ambiental Elas Preservando, destinado ao reaproveitamento de lixo têxtil para cultivar mudas de árvores de espécies da Mata Atlântica. A empresa, do casal Alex Sandro e Adriana Santos, realiza também outras ações pela preservação ambiental.

Eles usam o carretel de linha de costura industrial para encher de terra e cultivar as mudas que são doadas para locais que necessitam de árvores. E já iniciaram uma parceria com seis escolas de Nova Friburgo, onde as mesmas aderiram ao projeto como ferramenta prática à educação ambiental. Com isso, cerca de três mil alunos são beneficiados diretamente, ao receberem, em suas escolas, um berçário de árvores de espécies da Mata Atlântica. Os próprios estudantes são os responsáveis por cuidar das mudas, sob a coordenação do casal e com o auxílio dos educadores de suas unidades escolares. 

Direcionado para a sustentabilidade, a confecção oferece camisas para crianças e adultos, masculinas e femininas, com malha 100% garrafa pet. Segundo o casal, esta malha é muito semelhante ao tecido comum, que não causa irritação e não tem nenhum odor. "Já existe no mercado, há muitos anos, o tecido 100% poliéster e a única diferença entre este tecido para a malha ecológica, que também é de poliéster, é que este tem por finalidade retirar do meio ambiente a garrafa pet, que é produzida a partir do poliéster e, com isso, gerar renda aos catadores. Em média, cada camisa consome duas garrafas pet. O público alvo para este tipo de vestuário são empresas de médio e grande porte no Brasil que desejam adotar a imagem de empresa responsável e, deste modo, vestir ecologicamente seus colaboradores como ferramenta estratégica de marketing”, diz Alex. 

O trabalho com pet também contribui para gerar mais renda para catadores de lixo. Em parceria com escolas de Nova Friburgo, está em andamento uma campanha para retirar do meio ambiente as garrafas plásticas para que as mesmas sejam doadas à Cooperativa de Reciclagem de Nova Friburgo e posteriormente recicladas. 

"Começamos essa atividade fazendo contato com as escolas, uma por uma. Falamos sobre a ideia de fazer uma campanha entre os estudantes e oferecemos também camisas de uniformes feitas de malha 100% pet. Assim, imaginamos que cada criança possa, além de realizar ações de cunho social e ambiental, e promover o cooperativismo, também vestir camisas feitas com material que ela própria ajudou a recolher e, com isso, ajudar a despoluir a natureza. Deste modo, os estudantes poderão visualizar de maneira muito simples e prática como a reciclagem e a preservação ambiental podem caminhar alinhavados com criatividade e crescimento econômico”, conta Alex.

A aceitação das escolas tem sido gratificante e uma delas batizou o projeto como "Menos mil”; outra providenciou a instalação de um ponto coletor de óleo de cozinha usado, e uma terceira instalou um "berçário de árvores”. 

A campanha será encerrada no próximo dia 20, com quase 10 mil garrafas pet já recolhidas pelos alunos. Existe, inclusive, uma instituição de ensino que está fazendo uma gincana para recolher as garrafas plásticas que podem ser tanto de refrigerantes, sucos, óleo etc. Vale lembrar que as mesmas devem estar devidamente limpas. Importante destacar também que uma das metas do projeto, segundo seus idealizadores, é promover a despoluição no bairro onde cada aluno reside. 

Para fazer o recolhimento das garrafas, a empresa se juntou à EBMA, responsável pela coleta de lixo urbano de Nova Friburgo, que prontamente se dispôs a apoiar a iniciativa fazendo o recolhimento das embalagens nas escolas — em datas já programadas — e destiná-las à cooperativa de catadores de Nova Friburgo. 


A reciclagem do PET tem muitos benefícios

Redução do volume de lixo coletado, que é removido para aterros sanitários, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);

Economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia;

Geração de empregos (catadores, sucateiros, operários etc.)

Menor preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado — artefatos aproximadamente 30% mais baratos do que os fabricados com matéria-prima virgem.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade