Amine Silvares
Uma pequena empresa de Nova Friburgo ganhou destaque internacional em abril deste ano ao ser indicada ao mais importante prêmio da televisão mundial, o Emmy, ao lado da maior emissora de TV brasileira. A Neonet surgiu no fim da década de 90 e há mais de dez anos trabalha com produção de conteúdo digital. Praticamente desconhecida na cidade, a empresa tem grandes parceiros e clientes, como a TV Globo, com quem trabalha há sete anos.
A indicação ao Emmy Digital deste ano foi uma surpresa para Marcos Woody, fundador e diretor da Neonet.
— A gente não esperava, apesar de ter sido um trabalho bem feito — contou Woody.
O site As Vozes do Araguaia foi indicado na categoria Digital Program - Fiction, do Emmy Digital deste ano, mas perdeu para uma websérie libanesa. O projeto brasileiro mostra a região do Rio Araguaia, através de imagens e depoimentos de seus habitantes e turistas que frequentam a região. A empresa friburguense ficou responsável por toda a parte do conteúdo digital e sua administração na internet.
A Neonet existe desde 1999. Após tentar emplacar em Nova Friburgo e encontrar resistência com os empresários da cidade, Marcos achou sua clientela nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
— A gente passou a prestar serviços dentro da Globo. Desenvolvemos um projeto grande, de webmail para a Globo.com e depois pintou muita coisa. Sites de novela, de filmes, aplicativos para as novelas — relatou Woody. Foi somente com o apoio de clientes de fora da cidade que a empresa conseguiu se firmar.
O último grande trabalho com o veículo foi As Vozes do Araguaia, que integrou a estratégia de marketing de uma das novelas da emissora. O comunicado da indicação veio pela própria Globo.
— Eles entraram em contato com a gente e contaram que tínhamos sido indicados — diz Woody. O projeto foi todo elaborado em pouco tempo, mas o trabalho valeu a pena. A parceria com a emissora está cada vez mais forte.
Mesmo com mais de dez anos existência da empresa, Woody reiterou que ainda é difícil vender seu produto na cidade.
— Somos uma empresa de soluções para internet. A gente sabe das dificuldades que os empresários de Friburgo têm em publicidade. Por isso, a maior parte dos nossos clientes não é daqui — explicou.
Um dos projetos da Neonet é o site Fripizza, que tem como objetivo agregar todas as pizzarias da cidade e criar um cardápio on-line para os clientes escolherem o sabor e o estabelecimento de sua preferência. Apesar do cadastro não ser cobrado, não houve adesão dos comerciantes.
— As pessoas não queriam colocar o preço e o cardápio na internet. Elas tinham medo, da concorrência, talvez — constatou o diretor.
Ideias não faltam dentro da Neonet. Marcos ainda quer criar projetos para treinar profissionais de programação dentro da cidade, apesar de ser um sonho um pouco distante. O principal empecilho para o crescimento é a resistência dos friburguenses.
— Toda vez que tentamos fazer alguma coisa e criar algo para a região, ficamos desanimados — lamentou Woody.
Deixe o seu comentário