A Rybius – Tecnologia da Informação é uma empresa friburguense, fundada em dezembro de 2007 pelo empreendedor Marcos Marinho Marconi, engenheiro de sistemas de computação e gestor empresarial. A empresa tem por missão desenvolver e fornecer soluções computacionais para atividades de natureza técnica através de software (programa de computador) e serviços inovadores. Em fase final de desenvolvimento encontra-se o software Rybius, um ambiente modular de integração de tecnologias direcionado a projetos. O software tem aplicação nos mais diversos segmentos de negócios e será lançado no mercado em janeiro de 2010. A empresa tem como foco inicial atuar junto aos setores elétrico, energético e de engenharia.
O projeto Rybius vem se destacando em programas de inovação do governo federal, produzidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em conjunto com as Fundações de Amparo a Pesquisa (FAPs). A empresa foi contemplada no programa Pappe – Rio Inovação 2008, e hoje, 23, estará participando da solenidade Rio Inovador, no Palácio Guanabara, com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Recentemente a empresa friburguense participou do processo seletivo da Origem – Incubadora de Empresas Inovadoras do IPRJ/Uerj, foi selecionada e já vem participando deste programa.
No período de 9 a 11 deste mês a Rybius participou do congresso Rio Info 2009, onde Marconi apresentou seu projeto no Salão da Inovação, durante o 7º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios. O convite para participação no congresso foi decorrente da contemplação no programa Prime, edição 2009, um novo programa do governo federal que tem por objetivo fornecer apoio a empresas nascentes e inovadoras.
A associação entre a Rybius e a incubadora Origem será de relevante importância para o interior do estado, uma vez que fortalece um projeto de base tecnológica na região, contribuindo para aumentar as chances de sucesso da empresa e para a abertura de postos de trabalho e estágios na área de tecnologia da informação em Nova Friburgo.
Atualmente a empresa tem na Lafarge Brasil S/A. seu principal cliente e o software Rybius já está sendo utilizado em todas as fábricas de cimento da multinacional no Brasil. A Lafarge é representada na região pela fábrica de cimento Mauá, localizada no município de Cantagalo.
A Rybius ainda está executando uma série de ações mercadológicas, formando alianças com empresas de engenharia , inclusive com algumas que já participam do programa da Origem, e está em fase de negociação estratégica com uma grande empresa de consultoria do mercado nacional.
Devido a sua expansão e necessidade de contratação de mão de obra, a empresa está selecionado profissionais para desenvolvimento de aplicações na plataforma Microsoft.net. As pessoas interessadas podem enviar currículo para curriculum@rybius.com. Mais informações sobre a empresa e sobre o projeto no site http://www.rybius.com ou na Origem, que fica no Instituto Politécnico (Rua Alberto Rangel, s/nº, Campus Regional da Uerj, Vila Nova).
Deixe o seu comentário