Empresa de Nova Friburgo se une ao Ministério do Meio Ambiente pela conservação da natureza

sexta-feira, 06 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Empresa de Nova Friburgo se une ao Ministério do Meio Ambiente pela conservação da natureza
Empresa de Nova Friburgo se une ao Ministério do Meio Ambiente pela conservação da natureza

A microempresa de confecção Elas destina seu trabalho aos produtos na linha sustentável,assim como bolsas ecológicas, e desenvolve o projeto ambiental denominado Elas Preservando, em que reaproveita embalagens plásticas geradas no dia a dia para acomodar a terra e cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. O projeto de conservação ambiental está instalado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, e até o fim deste ano a empresa pretende instalar mais um ponto ecológico em Nova Friburgo.

A Elas possui Selo Verde da ONG ambiental Ecolmeia — o que garante que a empresa está comprometida com questões ambientais e a faz diferenciar-se das demais empresas do segmento. A Elas também foi contemplada com o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na categoria socioambiental, ficando em 1º lugar na etapa regional e em 2º lugar na etapa estadual. Agora, a confecção recebeu o selo da campanha “Saco é um saco”, do Ministério do Meio Ambiente e, com isso, poderá usufruir de todo o material publicitário para a campanha, que objetiva esclarecer a população sobre os prejuízos causados pelo descarte de sacolas plásticas junto ao meio ambiente e a nocividade de seu uso para o próprio ser humano.

A confecção Elas, com a fabricação de bolsas ecologicamente corretas, produzidas com fibras naturais e tecido feito a partir de fibras de garrafas pet, atende agências de publicidade, supermercados, lojas, indústrias, eventos, depósitos de sacoleiras e outros. A empresa está, além disso, realizando alguns testes para reaproveitar os retalhos que são jogados fora por outras confecções do polo de moda íntima de Nova Friburgo, evitando que tais detritos poluam o meio ambiente e possam contribuir para um design inovador. Para cada 500 bolsas comercializadas, a empresa pretende plantar no mínimo duas mudas de árvores em áreas devastadas em Nova Friburgo. Cada bolsa também contém um envelope com sementes de planta e/ou árvore, na tentativa de estimular o cliente final a desenvolver uma atitude ecológica.

As bolsas ecológicas se tornaram artigos de luxo entre as mulheres modernas. Este tipo de produto deixou de ser apenas um acessório para carregar compras de supermercados, e faz parte da vida de quem cada vez mais busca pela sustentabilidade do planeta. Só para se ter uma ideia, já entrou em vigor na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, a Lei 9.529/08, que determina a substituição de sacolas plásticas convencionais por ecológicas em lojas e supermercados da capital. E, caso os comerciantes não se adequem, estão sujeitos à multa de R$ 1 mil e, em caso de reincidência, de R$ 2 mil. Em casos mais graves poderá acontecer interdição parcial ou total da atividade e até a cassação do alvará de localização e funcionamento do estabelecimento. A própria Prefeitura de BH disponibilizou um telefone de denúncias, para que a população ajude na fiscalização. A Itália, que é uma das maiores consumidoras de sacolas plásticas da Europa, desde 1º janeiro de 2011 também baniu seu uso no comércio, fazendo com que italianos em geral se adequassem ao uso de bolsas ecológicas.

Para maiores informações, acesse www.elas-ecomodas.com ou envie e-mail para elas.ecomodas@gmail.com.

Projeto ambiental recebe doação de sementes de empresário em Olaria

Na manhã de sábado, 30 de abril, Alex e Adriana Santos, responsáveis pelo projeto ambiental Elas Preservando, receberam sementes de árvores nativas do empresário Marco Antonio, proprietário da Ótica Imperatriz, em Olaria. Ele conseguiu as sementes com o tio, que reside no Rio de Janeiro.

Marco Antônio soube do projeto através de A VOZ DA SERRA, do qual se declara leitor assíduo, e a partir daí pensou em apoiar a iniciativa. O empresário conta que costumava arremessar as sementes pela janela do carro na subida e descida da serra, na esperança de que brotassem, mas a partir de agora passará a destiná-las ao projeto.

Quem quiser fazer contato com Marco Aurélio pode ligar para 2522-9242. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto ambiental Elas Preservando podem acessar www.elas-ecomodas.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade