Empresa de confecção reaproveita lixo para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica

quarta-feira, 05 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Empresa de confecção reaproveita lixo para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica
Empresa de confecção reaproveita lixo para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica

Sabendo da importância da conservação do meio ambiente, a microempresa de confecção de moda íntima Elas Lingerie está desenvolvendo em Nova Friburgo o projeto ambiental denominado “Elas Preservando”, em que as sacolinhas que embalam os bojos moldados, matéria-prima utilizada na fabricação de sutiãs e que proporciona sustentação à peça, são reaproveitados para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Na confecção, essas embalagens são descartadas logo no início da produção e se não houver um cuidado especial acabam se misturando com outros detritos e indo parar nos lixões da cidade, podendo levar mais de século para se decompor na natureza.

As sementes são colhidas na natureza local e entre as mudas cultivadas estão fedegoso, canafístula, pitanga, timbó, sibipiruna, nêspera, pinheiro de araucária – espécie ameaçada de extinção –, entre outras. Elas são doadas gratuitamente à população, escolas e parques municipais. Cerca de 80 mudas já foram doadas este ano; o Parque Cão Sentado, um dos mais belos cartões-postais de Nova Friburgo, recebeu 52 das jovens árvores.

Os proprietários da empresa, Alex e Adriana, perceberam que poderiam contribuir com sua parte para a expansão de área verde na região e foram buscar auxílio de um ambientalista, Marcos Cunha (do Sítio Romã), residente no distrito de São Pedro da Serra, que produz muda de espécies nativas em grande escala e que, inclusive, fornece para o SOS Mata Atlântica. O casal pretende ampliar a quantidade de mudas para o próximo ano e para isto já contam com o apoio do Horto Oliveira, localizado na Rua Álvares de Azevedo, 197, Ponte da Saudade, que doou cerca de 60 quilos de terra preta no último dia 9 de dezembro, e contam também com o apoio da Mercearia Bela Vista, localizada na Rua Paraíba, no bairro Bela Vista, que doa as caixas de madeira para o armazenamento das mudas e ajuda com transporte da terra e das mudas.

Para conhecer mais detalhes sobre o projeto “Elas Preservando”, os interessados podem acessar www.elaslingerie.blogspot.com ou enviar e-mail para elas.lingerie@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade