Os alunos da Escola Municipal São Pedro da Serra estão aprendendo desde cedo que poderão se tornar grandes empreendedores quando crescerem. Na semana passada, durante a feira do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), realizada na escola, os alunos comercializaram produtos feitos e elaborados por eles mesmos no decorrer do ano letivo, praticando o empreendedorismo debatido em sala de aula.
Segundo o diretor da escola, Cleber Jandre Schimidt, o projeto contou com a capacitação dos professores que difundiram entre os alunos a cultura empreendedora e deram orientações sobre como elaborar um plano de negócios, além do acompanhamento e monitoramento pedagógico do método. O evento contou com a presença de autoridades, representantes da Secretaria Municipal de Educação, familiares e moradores do distrito de São Pedro da Serra.
O projeto JEPP é resultado de uma parceria entre a escola, a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae, e foi implantado no ano passado com a proposta de incentivar o empreendedorismo, proporcionando a sua prática, estudo e debate na sala de aula, desde o ensino fundamental.
No programa os alunos receberam todo material didático e a escola realizou a compra de todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades, além de toda a sua organização. Cleber explica que os conteúdos foram inseridos na matriz curricular como atividade transdisciplinar, pois são compatíveis com o currículo do ensino fundamental. “A metodologia para as séries dos anos iniciais está estruturada em cinco cursos, um para cada ano de escolaridade do ensino fundamental”, completa o diretor.
Da teoria à prática
Os alunos são motivados a desenvolver, através de um plano de negócio, um comportamento empreendedor e a cultura da inovação e da cooperação, além de promover a eco sustentabilidade, a ética e a cidadania. A ideia é apresentar práticas de aprendizagem que estimulem a autonomia do estudante e o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida, tanto pessoal, como profissional e social.
Os alunos do 1º ano do ensino fundamental (antiga alfabetização) tiveram como tema o mundo das ervas aromáticas, onde procuraram desenvolver o comportamento empreendedor. Nas turnas do 2º ano, foi trabalhada a interação com a natureza, com o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais. Os alunos do 3º ano se dedicaram a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, todos elaborados com material reciclável.
Na feira os alunos fizeram uma exposição dos brinquedos e dos jogos elaborados por eles mesmos. Os alunos do 4º ano foram mobilizados pela diversidade de leitura e de outras formas de entretenimento e vivenciaram um exemplo de empreendedorismo com a montagem de uma locadora de livros, gibis, brinquedos, games, vídeos e até um cineclube, dando aos alunos a oportunidade de viver a experiência de todo o processo de planejamento, bem como o efetivo funcionamento de uma empresa de prestação de serviços.
Já os alunos do 5º ano utilizaram os alimentos como uma grande oportunidade de negócio, incluindo a “abertura” de uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, além do esclarecimento sobre clientes, concorrentes e produtos.
Durante o evento também foi realizado um concurso de desenho entre os alunos do 1º ao 5º ano, denominado “Criança Criativa” que serviu como a logomarca do evento. Cada aluno realizou um desenho e o ganhador do concurso teve sua criação estampada nas camisas. O desenho foi escolhido pela coordenação do projeto. O vencedor foi o do aluno Josias Lopes Figueira da Silva, do 5º ano. Ele foi o vencedor do concurso de desenho pelo segundo ano consecutivo.
Deixe o seu comentário