Emoção marca cerimônia de comemoração pelo centenário do Friburgo Football Club

quarta-feira, 11 de junho de 2014
por Vinicius Gastin
Emoção marca cerimônia de comemoração pelo centenário do Friburgo Football Club
Emoção marca cerimônia de comemoração pelo centenário do Friburgo Football Club

Reunir centenas de craques, das mais variadas gerações do futebol amador de Nova Friburgo, torna-se um desafio. O tempo levou embora alguns dos grandes nomes que marcaram época no esporte do município, e muitos outros, por razões diversas, nem sempre podem comparecer. Entretanto, todos eles, presentes ou não, foram lembrados e festejados durante a cerimônia de comemoração pelos 100 anos do Friburgo Football Club e do Esperança Futebol Clube, no último domingo, no antigo estádio Raul Sertã, no Centro. Seja através dos títulos de sócio honorário, distribuídos a 240 personalidades, ou das fotos antigas da exposição. Um dia marcante para uma trajetória centenária. 

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Nova Friburgo e do Nova Friburgo Futebol Clube — resultado da fusão entre Friburgo, Esperança e Conselheiro Paulino — e com as execuções dos hinos nacional e do município pela banda Euterpe Friburguense. Em seguida, foi inaugurada a placa comemorativa aos 100 anos, oferecida pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama). "Temos que agradecer pela iniciativa, que representa um marco pro nosso clube. Essa placa ficará aqui em nossa sede e se tornará mais um símbolo”, disse o presidente do Nova Friburgo, Luiz Fernando Bachini.

A entrega dos títulos de sócios honorário foi feita pela mesa composta por Bachini, Carlos Arnaldo Berbet, o Juca, presidente do Conselho Deliberativo, Dalton Carestiato, presidente da Comissão do Centenário, autoridades municipais e personagens importantes do esporte na cidade. "Este é um momento muito especial, pois marca também o início do esporte amador em Nova Friburgo. Vamos lutar para recolocar o nosso clube em evidência, voltar a ser forte. Temos um terreno fantástico em Conselheiro Paulino e vamos lutar para fazer dele um celeiro de talentos. Precisamos unir forças na cidade para termos um time forte, capaz de brigar pelos principais títulos do estado”, declarou Juca. 

Os agraciados foram chamados individualmente, e um momento em especial marcou a cerimônia. Ao receber o diploma, Antônio Felipe Deccache, ex-presidente do Fluminense e do Friburguense, agradeceu pela honraria e presenteou Bachini com uma camisa antiga oficial do Fluminense Atlético Clube. "Quando nós somos convidados para uma festa, temos duas obrigações. A primeira é agradecer pelo convite, e a segunda é trazer um presente”, comentou, emocionado. 

Ao final da festa, além do coquetel e do show musical, uma surpresa. O colecionador Rogério Albertini separou uma narração de Rodolfo Abbud, na década de 60, em um jogo entre Serrano e Friburgo no antigo estádio 21 de abril, em Olaria. A narração do gol pelo primeiro locutor friburguense emocionou a todos os presentes e proporcionou uma viagem ao passado.

Exposição fotográfica relembra times e momentos históricos

Embora a tecnologia apresente opções variadas, a fotografia ainda é uma das ferramentas mais eficazes para eternizar os momentos marcantes. Durante as comemorações pelo centenário do Friburgo, uma exposição promovida por Lindemberg Soares de Mello trouxe de volta a atmosfera dos bons e velhos tempos. O acervo conta com fotos de times antigos do Friburgo, Fluminense, Esperança, Serrano, Bom Jardim e Filó, estádios e até mesmo a imagem do amistoso entre a Seleção de Friburgo e a Seleção Brasileira, em 1954. Na foto, a banda dos fuzileiros navais reproduzindo o formato de uma âncora, em apresentação antes de a bola rolar.

"A maioria das fotos eu consigo através de doações. As pessoas me presenteiam, pois sabem que eu terei um cuidado especial. Quando quiserem rever, elas podem me procurar, pois eu guardo com carinho”, explica.

Os painéis retratavam diversas épocas do futebol amador, e tanto ex-atletas, presentes em algumas das fotos, quanto os mais jovens puderam apreciar e relembrar os "esquadrões” que movimentaram os domingos esportivos do município por várias décadas. "Esse é o nosso objetivo. Quem participou pode recordar, e quem não teve a oportunidade passa a conhecer um pouco da história do futebol e da própria cidade”, ressalta Lindemberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Friburgo Football Club
Publicidade