(SECOM) - Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e equipe da Secretaria de Agricultura do município estiveram reunidos em Nova Friburgo nos dias 5 e 6 de maio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para debater as pesquisas que estão sendo realizadas em prol da agropecuária da região. A reunião possibilitou maior integração das ações e ampliação da atuação do Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores de Nova Friburgo (NPTA-NF), coordenado pelos pesquisadores Renato Linhares de Assis e Adriana Maria de Aquino.
Entre os temas debatidos foi destacado o trabalho desenvolvido nas comunidades de Janela das Andorinhas, em Nova Friburgo, e Dona Mariana, em Sumidouro, voltado para a melhoria da qualidade do caqui. Segundo o pesquisador Marcos Fonseca, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, já foram pesquisados 51 produtores e há uma forte preocupação em criar condições para manter o homem no campo com dignidade. “Os dados coletados permitirão o ajuste na produção de caqui, de modo a tornar a atividade economicamente mais rentável”, afirma Marcos.
Para Ocimar Teixeira, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e presidente da Associação de Produtores da Janela das Andorinhas, a presença da Embrapa já fez diferença no que concerne à conscientização do uso de caixas de papelão para a embalagem e comercialização do caqui. “Os técnicos da Embrapa nos mostraram que, utilizando a caixa de madeira, nossa perda pode chegar a 60%, devido aos danos causados aos frutos. Com a melhoria da embalagem, podemos buscar novos mercados e, assim, chegarmos a duplicar a renda do produtor”, afirmou Ocimar.
Nova Friburgo, um centro de tecnologia
O encontro entre os pesquisadores da Embrapa e integrantes da Secretaria de Agricultura do município já foi um dos primeiros resultados da reunião realizada no dia 24 de abril, entre o prefeito Heródoto Bento de Mello e a equipe estadual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, durante a qual o engenheiro e chefe do Executivo defendeu que o município seja referência em tecnologia no país.
Na oportunidade, os chefes das unidades estaduais de agroindústria, solos e agrobiologia acataram a ideia do prefeito, aproveitando para sugerir a ampliação da parceria já existente entre o órgão e a Secretaria de Agricultura. Os pesquisadores, chefes das unidades estaduais, em visita a Nova Friburgo naquela ocasião, se entusiasmaram com os planos de implantar um centro de pesquisa em tecnologia na cidade.
Atualmente, o Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA) é comandado pelos doutores em agricultura Adriana Maria Aquino e Renato Linhares de Assis e funciona na antiga Rodoviária Leopoldina.
Para o prefeito, é preciso trazer para Nova Friburgo unidades da Embrapa, assim como de outras instituições de pesquisa. “O trabalho que o escritório realiza é excelente, mas temos que ousar mais. Quero pôr Nova Friburgo no mapa tecnológico do Brasil”, disse Heródoto na ocasião.
Deixe o seu comentário