Embalagens vazias de agrotóxicos vão ser recolhidas pela prefeitura

Objetivo é que todas as localidades rurais do município sejam contempladas com a coleta itinerante dos defensivos agrícolas
sexta-feira, 08 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Embalagens vazias de agrotóxicos vão ser recolhidas pela prefeitura

Nesta segunda-feira, 11, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vai recolher embalagens vazias de agrotóxicos nas localidades de Vargem Alta, Stucky e Colonial 61. De acordo com a prefeitura, a coleta é um projeto pontual, realizado em duas etapas: a coleta das embalagens que começou na última terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, e continua nesta segunda-feira com a expectativa do recolhimento de aproximadamente 12 mil unidades, já que a adesão dos produtores rurais tem sido bem positiva. A segunda etapa da coleta será em agosto, mês em que se comemorado o Dia Nacional da Coleta de Embalagem e também o Dia Nacional do Campo Limpo, no dia 18.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, a prioridade é atender as localidades citadas por se tratar de locais com grande concentração de material a ser recolhido. O objetivo é que todas as localidades rurais do município sejam contempladas com a coleta itinerante das embalagens vazias dos defensivos agrícolas.

Depois de recolhidas, todas as embalagens passam pela tríplice lavagem, método utilizado para desativar restos e resíduos de inseticidas contidos nas embalagens originais de agrotóxicos. No momento da devolução, os agricultores são orientados a entregar as embalagens lavadas corretamente de acordo com o preconizado pelos revendedores.

É importante destacar que o Brasil é o país campeão em devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas, chegando a recolher até 95% delas. Esse resultado se dá graças a responsabilidades compartilhadas, em que os agricultores, as indústrias, distribuidores e poder público trabalham juntos para alcançar a margem satisfatória.

Em Nova Friburgo, as campanhas são articuladas pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com lojas agrícolas, associação de produtores e demais lideranças.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade