Emaranhado de fios e cabos polui a paisagem urbana, mas Prefeitura promete solucionar o problema muito em breve

segunda-feira, 02 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Emaranhado de fios e cabos polui a paisagem urbana, mas Prefeitura promete solucionar o problema muito em breve
Emaranhado de fios e cabos polui a paisagem urbana, mas Prefeitura promete solucionar o problema muito em breve

Foi-se o tempo em que as montanhas de Nova Friburgo costumavam atrair a atenção dos moradores e turistas que têm o hábito de contemplar a paisagem urbana. Ultimamente quem olha para o alto costuma se deparar com postes repletos de fios e cabos embolados, o que vem trazendo muita poluição visual à cidade. O problema é cada vez mais frequente e pode ser visto em diversos pontos do município, principalmente pelas ruas do centro onde os postes estão tomados por cabos de empresas de telefonia, tevê a cabo e internet.

A redação de A VOZ DA SERRA vem recebendo várias queixas sobre a falta de cuidado dessas prestadoras de serviço com o bem público. Prova disso são os muitos fios soltos, embolados e instalados de qualquer maneira nos postes da cidade. Além do aspecto feio, as instalações mal feitas são um risco à comunidade e podem até provocar graves acidentes como curtos-circuitos e choques elétricos. “Este fio caindo do poste até a calçada é um perigo para quem passa por aqui. Uma criança ou alguém mais desatento pode tropeçar ou até levar um choque”, protestou uma moradora da Rua General Osório, enquanto a equipe de reportagem fotografava o problema.

O crescimento do acesso às novas tecnologias e aos serviços de comunicação é a principal causa dos postes sobrecarregados de fios, o que demonstra a urgência da implantação do cabeamento subterrâneo no município, a exemplo do que já existe em várias cidades do país. Vale destacar que dentro do projeto de revitalização da Avenida Alberto Braune está prevista a colocação da fiação subterrânea, conforme anunciado recentemente pela Prefeitura, que já abriu edital para selecionar a empresa que fará as obras.

O projeto foi bem recebido pela comunidade, que aguarda ansiosa a modernização da principal artéria comercial da cidade, como constatado pela equipe de reportagem enquanto fazia a matéria. Isso porque representa o primeiro passo para que outros endereços do centro também passem a ter fiação subterrânea e fiquem livres dos postes repletos de cabos e fios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade