Alguns costumes e tradições da colonização do início do século 19, período em que surgiu a então vila que deu origem ao atual distrito de São Pedro da Serra, serão relembrados durante este fim de semana na terceira edição do Encontro com as Raízes. Durante todo o evento, moradores e turistas poderão conhecer um pouco da produção agrícola daquela época, artefatos manufaturados artesanalmente, filmes, atividades ecológicas, forró, apresentação de violeiros e sanfoneiros, cirandas, oficinas, palestras e muita contação de ‘causos’ em diversos espaços no centro do distrito. Haverá também passeios guiados pelos arredores de São Pedro da Serra, onde os participantes poderão desfrutar da beleza natural do lugar percorrendo trilhas.
Neste sábado, 28, a programação terá início de manhã com exposição e venda de produtos da terra, oficina de cestaria e artesanato em pano e madeira, seguida de causos e contos com a escritora Maria José Gaspary; espécies da mata atlântica, com Marcos Cunha; e tecnologias sociais para conservação ambiental e vídeos, além de cirandas a cargo da equipe do Ponto de Cultura Memória Visual Ação Grió e oficinas e rodas de conversa com o historiador Jorge Miguel Mayer, que abordará o tema História, Costumes e Evolução.
A partir das 18h, haverá apresentações folclóricas no centro do distrito, com quadrilhas juninas e palestra sobre a pesquisa de campo feita em São Pedro da Serra, que deu origem ao livro Agricultura e Território - práticas e saberes, e autoria dos professores das universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria José Carneiro, Ana Valéria e Luís Carlos Bertolino. Depois tem cozido da roça preparado por moradores do distrito, seguido de exibição do documentário sobre meio ambiente Homo Et Orbe, de Angélica Carvalho e show de forró com Léo Monteiro e Lucenir.
Neste domingo, 29, a programação terá início às 10h com caminhada por trilhas do distrito ciceroneada pelo mateiro Mestre Feijão. No retorno, os participantes poderão saborear gratuitamente um feijão amigo animado pelo show de sanfona de Ismael e amigos e exposição na quadra de esportes. O evento tem a produção das ONGs Educari e Teias da Serra, Espaço Cultural São Pedro da Serra e Associação de Moradores do distrito. Todas as atividades têm entrada franca. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis
Deixe o seu comentário