Em pleno século 21, sexta-feira 13 ainda é tida como um dia cheio de negatividade

sexta-feira, 13 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

Hoje, o calendário registra a primeira sexta-feira 13 do ano, o que é motivo de preocupação para muita gente. Em pleno século 21, a data ainda é associada à negatividade e a má sorte e continua cercada de crendices. Por conta disso, há quem redobre os cuidados neste dia, evitando fechar negócios, tomar decisões importantes, marcar cirurgias e até mesmo viajar. Até quem não é supersticioso também toma algumas precauções como não passar debaixo de escadas, desviar de um gato preto ou não usar roupas pretas e marrons.

Essa crença de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é bastante popular entre os povos cristãos e faz parte do cotidiano de muitos países de maioria católica. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira 13 e, na sua última ceia, havia treze pessoas à mesa, entre os quais Judas Iscariotes, que o traiu. Antes disso, porém, existem algumas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica, como a das 13 bruxas que se reuniam às sextas-feiras para ficar rogando pragas aos humanos. Também na mitologia grega, os deuses eram 12 e a chegada de mais um provocava uma série de disputas e discórdias.

Segundo o Pai Amaro de Xangô, a sexta-feira 13 realmente é um dia de grande negatividade e em função disso é preciso se cuidar. “É muito bom fazer um bom banho de descarrego com arruda, abre-caminho e guiné, além de acender defumadores em casa e no ambiente de trabalho”, aconselha ele acrescentando que o movimento em sua loja de artigos religiosos sempre aumenta com a proximidade da data.

Outra dica importante dada por Pai Amaro é manter o alto astral. “Como nesse dia a bruxa anda à solta, além dos rituais de proteção, é muito importante evitarmos pensamentos negativos, palavras agressivas e tudo aquilo de ruim que possa nos envolver na energia maléfica dessa data”, alerta ele. Vale lembrar que, para muita gente, nesta data permanece o velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar.

Em vários países, o número 13 é

símbolo de prosperidade e sorte

“É preciso esclarecer que em algumas culturas e ordens místicas a sexta-feira 13 é não é considerada um dia de azar”, destaca Pai Amaro. Isso porque, segundo ele, em várias regiões do planeta – até em países cristãos – o número 13 é tido como símbolo de boa sorte. A crença se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), que representa prosperidade na numerologia. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado e o templos hindus geralmente têm 13 estátuas de Buda. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Já para a civilização cristã, nos Estados Unidos, o número 13 é bem visto, pois corresponde aos estados que inicialmente constituíam a federação norte-americana. Além disso, a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa. Portanto, àqueles que acreditam na sorte da tão marcada sexta-feira 13 podem aproveitar a data para jogar na loteria ou fazer aquela simpatia especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade