Em Nova Friburgo também se faz cinema

sexta-feira, 15 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Em Nova Friburgo  também se faz cinema
Em Nova Friburgo também se faz cinema

Além de música, livros, artes plásticas, teatro, escultura, desenho, festivais, muitos festivais, de gastronomia e flor, inclusive. Talentos não faltam, vocação muito menos. Eles estão em todos os setores. Até no audiovisual. 

Daqui saíram, nos anos 1960, os irmãos Faria, Roberto e Reginaldo, ator, produtor e diretor, respectivamente, para montarem uma produtora no Rio, atuante até hoje e responsável por incontáveis filmes, entre eles, os do Roberto Carlos, além de clássicos como o premiado "Assalto ao trem pagador”. 

Fez sucesso também uma produção local, dos anos 70, Geração Bendita, dirigida por Carlos Bini. Mais recentemente, anos 90, uma jovem dupla formada pelo paulista Fabian Santos e o friburguense Ilson Jr. montou a Nomad Produções Artísticas em Friburgo e filmaram meia dúzia de interessantes roteiros, com equipe e elenco locais. Na década seguinte, Fabian voltou para SP e Jr. montou nova produtora, que vem funcionando a pleno vapor, inclusive se destacando no cenário nacional e ganhando prêmios.

Como eles, outros jovens vêm criando parcerias e elaborando novos projetos. De olho nessa turma, a equipe do caderno Light está planejando juntar, brevemente, essa talentosa trupe para divulgar o trabalho que vêm realizando e suas pretensões em relação à carreira de cineastas. 

É nesse campo que o consultor Wilton Neves (o Filé, formado em Turismo, com pós-graduação em gestão de negócios) vem fazendo um trabalho legal, na tentativa de atrair investimentos para viabilizar projetos nessa área, através de incentivo ao polo do audiovisual. Por meio de sua empresa — a WN Resource — Filé vem se empenhando nesse sentido, desde 2009. 

 

Curta-metragem de Ivann Willig participa do Los Angeles Brazilian Film Festival

Com o mesmo empenho, a agente cultural friburguense Janine Bastos vem trabalhando na divulgação e comercialização do curta-metragem "A Idade da Inocência”, do diretor Ivann Willig, produzido em 2012 e eleito pela Firjan/Sesi um dos melhores daquele ano. Agora, o filme foi selecionado para a 7ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, a ser realizado em setembro. 

No elenco estão os atores Marcos Caruso, Roberto Bomfim, Alessandra Lima, Alexandre Reis, Zeca Gurgel, entre outros. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade