Em Nova Friburgo, Dilma promete continuidade de programas sociais

Presidente visitou o município para entregar unidades habitacionais financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida
terça-feira, 10 de novembro de 2015
por Márcio Madeira
Na solenidade, Dilma garantiu a manutenção dos programas sociais e a importância do Minha Casa Minha Vida (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Na solenidade, Dilma garantiu a manutenção dos programas sociais e a importância do Minha Casa Minha Vida (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Quatro eventos simultâneos interligados por teleconferência, realizados em dois estados diferentes, reunindo dois secretários nacionais, cinco ministros de Estado, a presidente da Caixa Econômica Federal, onze prefeitos, dois governadores e a própria presidente da República. Tudo isso comandado aqui mesmo, em Nova Friburgo.

Para entregar 1.799 unidades habitacionais financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, distribuídas pelos municípios de Duque de Caxias (215 residências), São Gonçalo (280), e Nova Friburgo (300), além de São Mateus (1004), no Espírito Santo, o governo federal organizou uma grande operação logística que, por influência direta do governador Luiz Fernando Pezão, teve seu epicentro na cidade mais atingida pelas chuvas de janeiro de 2011. A solenidade foi no condomínio Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino, onde Dilma e autoridades entregaram as chaves dos apartamentos às famílias que perderam seus lares na tragédia das chuvas de 2011. Um momento de grande emoção para os beneficiados.      

Além da presidente Dilma, compuseram a mesa o diretor de contrato da Odebrecht, Mauro Sahade Darzé; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Denis Mendes de Melo Matias; a subsecretária municipal de Trabalho, Simone de Almeida Pinto; o secretário municipal da Casa Civil, Edson Lisboa; o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior; o secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Damazio; o prefeito Rogério Cabral acompanhado da primeira-dama, Janete Cabral; o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser e o governador Luiz Fernando Pezão. Importa registrar que, além dos nomes anunciados, também estiveram presentes os prefeitos Paulo Barros, de Bom Jardim; Saulo Correa, de Cantagalo; Cesar Ladeira, de Carmo; Leandro Monteiro, de Cordeiro; Marco Aurélio, de Guapimirim; Juarez Corguinha, de Sumidouro; e Carlos Gomes, de Trajano de Moraes; juntamente a diversos vereadores de Nova Friburgo e à vice-prefeita Grace Arruda, devidamente anunciada tanto pelo governador Pezão quanto pela presidente Dilma.

Discursos

Antes que os presentes fizessem uso da palavra, foram ouvidas as autoridades presentes às cerimônias paralelas em São Gonçalo, Duque de Caxias e São Mateus, com destaque para a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior; o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Em meio a contínuas manifestações, tanto de apoio quanto de reprovação, coube ao prefeito Rogério Cabral dar início aos discursos das autoridades presenciais. Em sua fala, o chefe do Executivo friburguense lembrou da importância que tiveram a presença do então vice-governador Luiz Fernando Pezão e da recém-eleita presidente da República Dilma Rousseff em Nova Friburgo, em 2011, nos dias que se seguiram à tragédia climática de janeiro de 2011. Agradecendo pelo apoio das esferas superiores, entre as quais incluiu o ex-governador Sérgio Cabral, Rogério lembrou as 81 obras financiadas por recursos estaduais e/ou federais que estão em andamento na cidade.

Em seguida foi a vez do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, fazer importantes anúncios a respeito do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Kassab, mais da metade das 4,1 milhões de unidades financiadas pelas fases 1 e 2 do programa já foram entregues, e a previsão é de que as restantes sejam concluídas até meados de 2017. Paralelamente, o ministro anunciou o início da terceira fase do programa, que abrirá financiamento para outras três milhões de unidades, a maioria das quais com entrega prevista ainda no atual mandato, podendo elevar o número total de habitações para valores próximos a sete milhões. De acordo com o ministro, a confirmação de tais dados representaria o maior programa de habitação já realizado no mundo todo.

Dando continuidade à cerimônia foi a vez do governador Luiz Fernando Pezão discursar. Relembrando os dias que passou em Nova Friburgo em janeiro e fevereiro de 2011, Pezão agradeceu à presidente pelos recursos liberados e todo o suporte dado naqueles dias, quando se falavam ao telefone diversas vezes ao dia — e, se necessário, também de madrugada.

Por fim, após a inauguração oficial do bloco 7 do Condomínio Terra Nova, a própria presidente tratou de relembrar a visita que fez a Nova Friburgo no dia 13 de janeiro de 2011, afirmando que algumas imagens — em especial relacionadas à atuação do Corpo de Bombeiros — a marcaram muito profundamente, e jamais serão esquecidas. A presidente falou também sobre a importância do Programa Minha Casa, Minha Vida e de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, garantindo que nenhum dos dois será afetado pelo corte de custos que vem sendo implantado pelo governo federal. Importante registrar também a promessa feita pela presidente Dilma de dar apoio aos investimentos estruturais em torno do Terra Nova, não apenas no que diz respeito à construção de um posto de saúde, mas também de um posto de policiamento e da construção de creches. A cerimônia foi encerrada logo após o término do discurso presidencial, e Dilma decolou rumo ao Rio de Janeiro às 13h45 — exatamente duas horas após ter chegado a Nova Friburgo.

  • Famílias vítimas da tragédia de 2011 se emocionaram ao receber as chaves de seus novos lares das mãos da presidente da República, Dilma Rousseff (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Famílias vítimas da tragédia de 2011 se emocionaram ao receber as chaves de seus novos lares das mãos da presidente da República, Dilma Rousseff (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Além do Terra Nova, foram entregues ontem mais unidades habitacionais em duas cidades do Rio e uma no Espírito Santo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Além do Terra Nova, foram entregues ontem mais unidades habitacionais em duas cidades do Rio e uma no Espírito Santo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dilma Rousseff | minha casa minha vida | Terra Nova
Publicidade