A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu na noite de quinta-feira, 16, a sua já tradicional comemoração pelo Dia do Comerciante. A data foi marcada pela solenidade de entrega do Troféu de Mérito Lojista 2009 a dois dinâmicos e atuantes comerciantes de Nova Friburgo: os irmãos Carlos e Norival Siqueira, da Kent Calçados e Beto Calçados. O primeiro também é membro dos conselhos fiscais da CDL e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio); Norival é tesoureiro da CDL e membro do conselho fiscal do SinComércio. O evento reuniu autoridades, comerciantes, microempresários, imprensa e muitos convidados no auditório da CDL, que ficou lotado.
A mesa que presidiu a cerimônia foi composta pelo presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende Filho, atual secretário geral da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo; o prefeito Heródoto Bento de Mello; o representante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Marcelo Freiman; o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura; o presidente da 9ª subseção da OAB, Carlos André Pedrazzi; o presidente do Sindicato da Construção Civil, Edwar Machado e o vereador Marcelo Verly.
Braulio Rezende abriu a solenidade pedindo um minuto de silêncio em memória de dois integrantes da entidade falecidos este ano: José Newton Bizzotto e Dionísio Azevedo. Em seguida, após a execução do Hino Nacional, ele destacou a importância da data em homenagem aos comerciantes, que desempenham um papel fundamental na economia do país e do município. “O comércio é o esteio do desenvolvimento de Nova Friburgo e manteve o nível de emprego em meio a crises econômicas. O setor cresceu, se diversificou e se modernizou e atualmente gera mais de dez mil empregos diretos, sem contar os indiretos, e paga R$ 10 milhões em salários por mês”, disse.
As mudanças no comércio friburguense após a implantação do Plano Real também foram enfatizadas por Braulio, que citou a modernização das lojas e a maior preocupação em prestar um atendimento de qualidade. “Os dois homenageados deste ano simbolizam o cenário que acabamos de resumir. Donos de empresas tradicionais de extrema relevância para o comércio da cidade, eles jamais deixaram de se adequar às mudanças. Depois de reformularem e modernizarem suas lojas, promovem a sucessão nos negócios, através da entrada dos filhos no ramo varejista. Norival e Carlinhos são símbolos do comércio lojista de Nova Friburgo, que nunca para de crescer e evoluir”, elogiou, destacando a simplicidade dos homenageados.
Um reconhecimento ao trabalho dos irmãos Carlos e Norival Siqueira
O ponto alto da solenidade foi a homenagem aos dois comerciantes, que ganharam uma única biografia devido à história de união e companheirismo nos negócios e na vida. O texto, lido pelo diretor social da CDL, Theóphilo Rodrigues Pinto Neto, relembrou a trajetória de sucesso dos irmãos nascidos na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião do Alto, onde iniciaram-se no comércio. “Em 1969, Norival vem para Nova Friburgo e inaugura a Beto Calçados em sociedade com Carlinhos que se muda definitivamente para a cidade em 1972 e inaugura em 1973 a Kent Calçados, em sociedade com o irmão”, disse um trecho da biografia.
A curiosidade da biografia ficou por conta da vida pessoal dos homenageados, que de tão unidos se casaram no mesmo dia - 3 de fevereiro de 1973 - e foram passar a lua de mel no mesmo lugar. “Norival se casou com Salete e Carlinhos se casou com Maria das Graças. Elas brincam que são o único bem que os irmãos não dividem”, disse outro trecho do texto.
Ambos receberam o Troféu de Mérito Lojista de Braulio e foram bastante aplaudidos pelos presentes. Em seu discurso de agradecimento, Carlinhos dividiu a honraria com a família, o irmão e sócio Norival, a fiel clientela e a equipe de funcionários, em especial a secretária Elizabeth, há 33 anos ao seu lado. “Já reservei um lugar de destaque em meu escritório para colocar esse troféu que é uma conquista de todos nós”, disse. Ele também citou os demais irmãos e fez um agradecimento póstumo à mãe, que lhe ensinou o valor do trabalho e da honestidade .
Para Norival, a homenagem da CDL é motivo de muito orgulho. “Esse troféu representa um reconhecimento ao trabalho de toda uma vida, marcada por muita luta e desafios ao lado de meu irmão. Agradeço a todos essa homenagem especial”, disse ele, destacando que considera Nova Friburgo como sua cidade natal.
A solenidade terminou com a palavra do prefeito Heródoto, que elogiou a dedicação de “dois cidadãos que deram sua vida pela nossa terra”. Para ele, a entrega do troféu a Norival e Carlinhos foi mais do que merecida. “Vocês merecem essa homenagem e já são considerados friburguenses por todos nós”, parabenizou.
Após a cerimônia, encerrada com a execução do Hino de Nova Friburgo, os homenageados e convidados participaram de um coquetel de confraternização no quarto andar da CDL. Foi uma noite de alegria e reconhecimento ao trabalho de dois baluartes do comércio friburguense.
Deixe o seu comentário