Leonardo Lima
Há três anos, o barracão do bloco carnavalesco Raio de Luar sofreu um incêndio. Superada a adversidade, dois anos depois a agremiação—localizada na Avenida dos Ferroviários, em Duas Pedras—foi bastante castigada na tragédia de 12 de janeiro. “Tivemos muitas dificuldades. Em 2009 o barracão pegou fogo, mas mesmo assim conseguimos desfilar no ano seguinte e fomos vice-campeões. Depois veio a enchente e perdemos todas as fantasias e praticamente todos os instrumentos da bateria”, revela o presidente do bloco, Júlio do Cavalo.
Mas, de acordo com ele, se engana quem pensa que os problemas impedirão que o Raio de Luar entrem na avenida em 2012. “Mesmo com todas essas questões vamos desfilar novamente. Nova Friburgo precisa se reanimar e é com esse objetivo que vamos para a avenida. Não prometemos o título, o que podemos garantir é que todos que verem o Raio de Luar desfilar terão um show de alegria e entusiasmo”, garante o presidente.
Atual vice-campeão e maior vencedor entre os blocos de enredo (com 13 títulos), a agremiação será a última a desfilar no sábado de carnaval, dia 18. Se em 2010 a aposta foi mostrar a vida e trajetória do santo guerreiro São Jorge, este ano o enredo será “Água: fonte de energia, combustível essencial à vida”. Segundo o carnavalesco Alexandre Corguinha, o Raio de Luar levará para a Alberto Braune “um show de luxo e originalidade”. “Na comissão de frente, será retratada a explosão do Big Bang e em seguida virão as primeiras civilizações da humanidade”, adianta.
Com um custo total estimado em torno de R$ 48 mil, o bloco doará todas as fantasias aos seus integrantes. “Nossa intenção é ajudar quem vai desfilar com a gente. O Raio de Luar é de toda comunidade e mesmo com todas nossas dificuldades não vamos cobrar pelas fantasias”, afirma Júlio do Cavalo, que também esclarece que ainda há vagas para os interessados em desfilar.
A agremiação espera levar para a avenida 750 integrantes, distribuídos em 14 alas. Uma delas, aliás, contará com a presença de 20 crianças. A princípio, haverá três carros alegóricos. O samba enredo deste ano é de autoria de Guto, Coreia, Rafael de Caxias, Jefinho e Elizelton e terá Nego Roger como intérprete. Na bateria, os 80 componentes terão como mestre Guilherme e a rainha Tatiane. O casal de mestre-sala e porta-bandeira será formado por Cassiane e Douglas. Os ensaios são realizados às terças e sextas, das 19h às 22h. “O importante é competir e dar alegria a quem for acompanhar nosso desfile. Convidamos todos a desfilar. O Raio de Luar é de toda comunidade”, encerra Júlio do Cavalo.
Deixe o seu comentário