Quem passa pela Avenida Galdino do Valle Filho, nesta semana, à noite, certamente tem a atenção desviada para um telão de 300 polegadas instalado na fachada da Igreja Luterana, bem próximo ao Paissandu. O equipamento que chama a atenção transmite desde a noite da última quinta-feira, 16, uma projeção animada em estilo de desenho, que retrata o real significado do Natal. A mensagem, produzida pela presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo, Nádia Athayde, e o membro Áureo Góes, tem ainda assinatura de Bruno Luiz Constantino, que criou os personagens que dão vida ao simbolismo do pecado, promessa e o nascimento de Jesus Cristo. Nesta quinta, 23, a exibição será abrilhantada pelo coral luterano, seguido por queima de fogos e culto religioso.
A produção de 17 minutos é projetada diversas vezes no telão, todos os dias, das 20h às 21h, e já reúne muitos curiosos na calçada em frente à igreja, nas margens do Rio Bengalas e no largo junto à panóplia.
“Das janelas do Edifício Itália muitos moradores ficam curiosos com o filme, assim como as pessoas que passam nos carros e ônibus ficam curiosas com o que está acontecendo sempre que param no sinal do cruzamento, bem na porta da igreja. Muitos até pensam que a projeção é feita do alto do Edifício Itália, mas a fiação elétrica atrapalhou e, assim, decidimos fazer a projeção invertida, da igreja para a rua”, comenta Nádia, que espera com a mensagem tentar imbuir a população do verdadeiro espírito do Natal.
Ela observa ainda que, infelizmente, o aniversário do nascimento de Jesus acaba sendo esquecido pela população, que valoriza a exploração comercial em demasia. “Um exemplo disso é que quase não se acham nas lojas presépios, manjedouras e anjos. Enquanto isso, sobram Papais Noéis de todos os tipos, tamanhos e preços para vender”, completa Nádia.
Deixe o seu comentário