Em mais uma edição, Montanha Cup deve reunir centenas de ciclistas

A prova acontece neste domingo, 8, com largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar.
sábado, 07 de abril de 2018
por Vinicius Gastin
Em mais uma edição, Montanha Cup deve reunir centenas de ciclistas

Bicicletas e ciclistas vão desfilar talento, resistência e elegância por algumas das belas trilhas de Nova Friburgo durante a 13ª edição do Montanha Cup. A prova acontece neste domingo, 8, com largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar. O percurso principal terá 44 quilômetros e o início do desafio para os atletas está marcado para às 9h30.

Reconhecida e tradicional no mundo do mountain bike brasileiro, a competição conta, já há alguns anos, com as chancelas da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, contando para o ranking nacional da modalidade.

Todos os inscritos nesta edição do Montanha Cup terão direito a um kit, com o numeral para a bicicleta, camisa do evento e brindes a serem retirados na tenda do evento, das 18h às 22h na véspera e das 7h30 às 9h no dia da prova.

A largada oficial será distribuída por pelotão, com um minuto de intervalo entre eles. O posto de cronometragem da prova encerrará os trabalhos às 14h30, quando os vencedores serão oficialmente anunciados. A classificação da competição será obtida pela ordem de chegada dos competidores em suas respectivas categorias.

Ao longo do término da prova, tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais com os oito primeiros colocados de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados. A partir daí, fica aberto o prazo de 15 minutos para recursos contra o resultado. Todos os atletas que completarem a prova receberão uma medalha de finisher, enquanto os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias serão premiados com troféus. Há também premiação em dinheiro para os vencedores.

Em 2017, a 12ª edição do Montanha Cup coroou o atleta Robson Ferreira pela quarta vez. Entre as mulheres, Joselene Ferreira dos Santos andou mais rápido e faturou o título. A prova se desenvolveu pela região do Alto de Macabu, com largada no distrito de São Pedro da Serra e passagens por Vargem Alta.

Dentre os 300 inscritos, sendo 294 atletas de variadas partes do estado e do país, até mesmo o ator global Rodrigo Hilbert se inscreveu na competição para se aventurar sobre duas rodas e mostrou talento para o mountain bike.

O Montanha Cup é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. De acordo com a organização, os atletas de alto nível devem concluir a prova em no máximo duas horas e meia, enquanto os amadores podem chegar até seis horas de prova. Ano passado aconteceram ainda outras edições da prova nos municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Organizar uma prova dessas é complicado, e não seria possível sem alguns apoios e patrocínios. A Prefeitura de Nova Friburgo apoia o Montanha Cup desde o primeiro evento e esta edição, inclusive, integra a programação de atividades do bicentenário do município, a ser celebrado em 16 de maio.

A ideia de realizar o evento surgiu há dez anos, através do cirurgião-dentista Orlando Miéle Júnior. Apaixonado pelo esporte visualizou o potencial das trilhas para organizar uma competição de ciclismo em Nova Friburgo. Logo na primeira edição, o Montanha Cup reuniu 150 atletas, algo inédito no estado.

Além de incentivar o esporte, o evento também estimula o turismo. Hotéis, pousadas e restaurantes do município recebem um grande público durante o fim de semana de competição. Os ciclistas geralmente aproveitam a oportunidade para trazer familiares e amigos. Desta forma, as belezas naturais, o clima e a gastronomia de Nova Friburgo ficam aquecidos durante os dias de prova, sendo que boa parte dos participantes é de outras cidades.

Vem mais por aí...

Além do Montanha Cup, pelo menos mais dois grandes eventos acontecerão em 2018. No dia 20 de maio, ainda no clima das comemorações pelos 200 anos de Nova Friburgo, acontece o GP das Montanhas de Ciclismo. Os detalhes desta novidade no calendário, tais como percurso, inscrições e regulamento, devem ser divulgadas em breve, mas a prova será realizada na serra que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu.

Outro evento que fez sucesso nos dois últimos anos também está confirmado para 2018. É o “Route MTB Fribourg” que terá a terceira edição realizada no dia 19 de agosto, como parte do calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo da prova é relembrar e celebrar os pioneiros dessa modalidade em Nova Friburgo. A largada geralmente acontece na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, com a modalidade mountain bike Maratona XCM.

Os competidores podem optar por uma das quatro categorias, em um percurso total de 60 quilômetros, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Dentre outros caprichos, alguns dos charmes do trajeto são os três túneis.

A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos.

  • Dezenas de pessoas prestigiaram o evento em 2017: Montanha Cup é tradição no mountain bike nacional

    Dezenas de pessoas prestigiaram o evento em 2017: Montanha Cup é tradição no mountain bike nacional

  • Caminhos e trilhas serão explorados em meio à natureza de Nova Friburgo

    Caminhos e trilhas serão explorados em meio à natureza de Nova Friburgo

  • Alguns trechos apresentam dificuldades a mais, e se tornam desafios atraentes para os ciclistas

    Alguns trechos apresentam dificuldades a mais, e se tornam desafios atraentes para os ciclistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Montanha Cup | ciclismo
Publicidade