Em Friburgo, só 1% dos 151 mil eleitores já baixou o aplicativo e-Título

Documento digital substitui documento de papel e, para quem tem biometria, serve como identificação na hora de votar
sábado, 23 de junho de 2018
por Paula Valviesse
O aplicativo fornece o documento digital (Foto: Reprodução TRE-SP)
O aplicativo fornece o documento digital (Foto: Reprodução TRE-SP)

Em dezembro de 2017 a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo e-Título, que permite ao eleitor o acesso à via digital do documento através de smartphones (iOS ou Android) e tablets. Apesar disso, a quatro meses das eleições,  do total de 151.918 eleitores em Nova Friburgo, só 1.592 já baixaram o aplicativo (1,05% da população votante), segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para as eleições de outubro, o programa pode ser instalado a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição, a tempo de se usar o título digital na hora de votar.

Apesar do baixo percentual de usuários na cidade, em dados gerais os números são otimistas. Segundo o TSE, no Estado do Rio já foram feitos 264.138 downloads, sendo cerca de 141 mil por pessoas com cadastro biométrico. No âmbito nacional são 3.943.146 de usuários. A expectativa da Justiça Eleitoral é que a facilidade de acesso ao programa, benefícios como o uso de um único documento na hora de votar (para quem tem cadastro biométrico) e o acesso rápido aos dados eleitorais, sem problemas com emissão de segundas vias por perda ou dano ao título de papel, incentivem a utilização do e-Título. Além da comodidade, existe ainda a previsão de que iniciativa agilize o processo eleitoral e traga economia com relação à diminuição da emissão do documento em papel.

Disponível no Google Play e na Apple Store, o e-Título é um aplicativo pequeno (12,88 MB) e simples de usar. Para gerar o documento digital, primeiro o eleitor deve preencher um cadastro, com nome, data de nascimento, número de inscrição do título de eleitor e nome completo dos pais. O programa dá, inclusive, a opção de deixar o campo com o nome dos pais em branco, para casos específicos onde a informação não conste do registro de nascimento.

Sobre o preenchimento, a Justiça Eleitoral ressalta que é fundamental que os dados sejam informados exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral, caso contrário haverá discordância nas informações, não sendo possível a validação do cadastro. E o uso não se limita a votação: o e-Título traz informações sobre data do pleito e o domicílio eleitoral, mas também permite também a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidões de crimes eleitorais. Os documentos são gerados por meio de um QR Code, que é um código com alta capacidade de armazenamento de dados e que pode ser acessado por celulares, com a câmera, e outros aparelhos com leitor de código bidimensional.

Biometria

Para quem realizou o cadastro biométrico, a apresentação de um documento de identificação junto com o e-Título não é necessária. Basta levar o dispositivo móvel com o documento digital para votar. Em Nova Friburgo, por exemplo, 9,45% dos eleitores podem usar apenas a via digital, que, para quem é cadastrado, já vem com foto. Mesmo quem não cadastrou as digitais pode usar o aplicativo: basta levar junto, no dia da votação, um documento oficial com foto.

O prazo para os eleitores realizarem o cadastro biométrico, ainda não obrigatório em Nova Friburgo, terminou no último dia 9 de maio e será retomado a partir de 5 de novembro. Vale lembrar que as eleições gerais deste ano acontecerão nos dias 7 de outubro (1º turno) e 28 de outubro (2º turno).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade