ESTRELAR
A coluna passada falou dos friburguenses estrelados que atuam no cinema, no teatro, na TV e na área técnica das artes.
Não falou de todos, porque sabia que eram muitos... mas propôs a participação dos leitores que enviaram suas mensagens e colaboraram com outros nomes para mais esta coluna.
.jpg)
O Light deste sábado aborda o ano-novo judaico, que será comemorado no dia 5 de setembro.
Então, não se pode deixar de falar do ator Felipe Haiut, que nasceu em Nova Friburgo, filho da Márcia e neto do saudoso Mario Haiut e de Rozete, de tradicional família judaica.
Seu primeiro trabalho na tevê foi como o índio Tininim, na Turma do Pererê, em 2009, na TV Brasil.
Mas brilhou mesmo foi como o inesquecível Ziggy, de Malhação, na Rede Globo.
MULTIMÍDIA
Bernardo Dugin não tem medo de atravessar abismos e morre de rir da vida. É um rapaz ousado e um corajoso e determinado artista.
Como bem se define, "sou ator, diretor, produtor, apresentador, cronista, twitteiro, sapateador, blogueiro, professor, roteirista, jornalista, cantor, conselheiro amoroso. Sou o que der na telha. Antes de tudo, um cara de pau!”.
Produtor de espetáculos musicais, ele acaba de se formar jornalista.
Mas todo mundo sabe que é no teatro que se realiza.
BACKSTAGE
Gláucia Lugon é formada em marketing e produtora. Friburguense, já trouxe para cá 13 peças teatrais, depois de atuar em duas edições do Festival Internacional de Cinema do Rio e duas do Prêmio ABC de Cinematografia.
Fez 11 filmes de longametragem, e com Daniel Filho, Sexo, Amor e Traição e A Dona da História, e um filme internacional como art coordinator.
Mais de 12 comerciais, séries para a Discovery Channel, como diretora de produção, seis novelas na Rede Record, como produtora de arte, e grandes eventos.
SAUDADES
Também do cinema foi Reneca, que assinava Rene Bittencourt.
Falecido há alguns anos, produziu filmes como Garota Dourada, Dedé Mamata, Noel - Poeta da Vila, Cidade de Deus, Amores Possíveis, Bossa Nova, Brava Gente Brasileira, Bela Donna, Um Trem para as Estrelas, Quilombo, entre tantos outros.
Filho de tia Ilse, deixou na família o lastro.
E hoje é o Lucas Loureiro, filho do Chico, que é filho da Maria Nylse Sampaio, a Manice, quem brilha como diretor de fotografia.
Lucas é casado com a atriz Letícia Spiller.
EM CENA
O Gama e outros grupos teatrais friburguenses foram responsáveis por diversas descobertas.
Se diretores e grupos não descobriram atores, os atores se descobriram a partir das experiências que viveram.
O ator Jayme Periard iniciou carreira no Grupo Taca – Teatro Amador do Colégio Anchieta.
E o saudoso ator Robson Quintanilha despontou a partir do Grupo Gama.
NA TELA
Paulo Carvalho é conhecido de todos os friburguenses.
Brilhante, querido, generoso, amigo, iniciou no teatro em Friburgo e colecionou prêmios e indicações.
Imortalizou o "Diário de um louco” de Gogol, mas enveredou pelo jornalismo e após apresentar os jornais da extinta Rede Manchete migrou para o SBT.
Hoje, o ator é jornalista e âncora do nosso jornal regional na emissora do Silvio Santos.

Ivana Braga, formada pela UFF – Universidade Federal Fluminense – em comunicação, nasceu aqui e estudou no Colégio Anchieta.
Filha do médico Roberto e da ex-prefeita Saudade Braga e irmã do deputado federal Glauber Braga, hoje é diretora do Programa TV Xuxa, ao lado de Roberto Talma, Mário Meirelles e Andrezza Cruz.
EM TODAS
Maria Clara Wermelinger é atriz, figurinista e cenógrafa, com formação superior na UniRio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Aprimorou suas habilidades e conhecimentos trabalhando com diretores importantes do teatro brasileiro.
Foi contratada pela Rede Globo, onde trabalhou por três anos como locutora noticiarista no programa Fantástico.
Alem de tudo isso, Maria Clara ainda é cerimonialista e cuida da empresa Maria das Artes no Rio, produzindo festas, bodas, casamentos e eventos.
PREMIADO
Leonam Thurler Braga, mais conhecido apenas como Leonam Thurler, nasceu em Nova Friburgo.
Licenciou-se em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Salgado de Oliveira e iniciou a carreira de ator na Oficina Teatral, orientado por Nobel Medeiros.
Fez circo, dança, teatro e canto. Foi professor de teatro para crianças no projeto "Nós do Morro" e ministra oficinas de teatro-empresa para diversas organizações no país.
Recebeu diversos prêmios em festivais de teatro como ator e também na área técnica, como a indicação em 2010 ao Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Figurino.
Deixe o seu comentário