Em estado de abandono e repleta de problemas, Getúlio Vargas chega aos 40 anos de tombamento

segunda-feira, 04 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Em estado de abandono e repleta de problemas, Getúlio Vargas chega aos 40 anos de tombamento
Em estado de abandono e repleta de problemas, Getúlio Vargas chega aos 40 anos de tombamento

Flávia Namen

Um dos principais cartões-postais de Nova Friburgo, a Praça Getúlio Vargas completa 40 anos de tombamento nesta segunda-feira, 4. A data motiva uma reflexão sobre o atual estado de abandono do tradicional espaço, que há muito tempo não vem recebendo os devidos cuidados de manutenção. Por conta disso, a praça coleciona problemas e está cada vez mais descaracterizada, o que tem motivado muitas queixas dos frequentadores, especialmente os mais antigos.

A precariedade dos jardins da praça é um dos problemas mais evidentes. Os outrora bem-cuidados canteiros, cujo conjunto paisagístico foi decisivo para o tombamento da praça em 1972 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, perderam o colorido e a beleza. Em vários deles o verde deu lugar ao desbotado da terra e à sujeira do lixo jogado indevidamente e dos detritos de animais.

Outro item que vem contribuindo para descaracterizar um dos mais famosos cartões-postais da cidade é a falta de conservação dos bancos. Em uma das alamedas finais, os frequentadores não têm onde se sentar porque há muitos anos os bancos desapareceram do trecho. Em outros pontos da praça, é comum encontrar bancos quebrados que, inclusive, oferecem risco.

Completam o quadro de problemas que afetam a praça a má conservação dos monumentos, a iluminação deficiente em alguns pontos, o mau estado do parquinho infantil e a falta de poda dos eucaliptos. Vale lembrar que no final de 2009 um projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas chegou a ser anunciado pela Prefeitura e discutido em várias reuniões. Na ocasião foi estudada, inclusive, a instalação de câmeras de vídeo para auxiliar o patrulhamento da praça, pois também são frequentes os relatos de roubos e furtos aos transeuntes.

O projeto, entretanto, não saiu do papel e os problemas permanecem. Apesar de ser parte da história, do lazer e da cultura do município, a Praça Getúlio Vargas está deixando a desejar quanto à sua preservação, segurança e aspecto paisagístico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade