“Temos motivos de sobra para comemorar, afinal de contas, Duas Barras cumpriu com seriedade e responsabilidade seu papel nas eleições deste ano, num clima de absoluta tranquilidade, tanto no primeiro, quanto no segundo turno”, declarou a juíza Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk, titular da Comarca de Duas Barras, ao lado do promotor Nestor Rocha, que mais uma vez desempenhou com competência seu papel à frente do Ministério Público local, auxiliando nos trabalhos do eleitoral.
Exatamente às 18h33, sob a orientação da juíza Maria do Carmo, que coordenou pessoalmente, ao lado do promotor, os trabalhos da junta de apuração, o resultado do segundo turno em Duas Barras foi divulgado através de boletim oficial, após transmissão dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, encerrando as atividades da 53ª Zona Eleitoral, sob a chefia de Tânia Alonso.
Na disputa pela presidência da República, Dilma Roussef, que foi eleita a primeira mulher da história do país a governar o Brasil pelos próximos quatro anos, com mais de 11 milhões de votos de diferença, venceu José Serra no primeiro turno em Duas Barras, com 2.354 votos, contra 2.699 de Serra, registrando a diferença de 345 votos. Já no segundo turno perdeu com a diferença de apenas 256 votos, totalizando 3.055 votos, contra 3.311 de Serra.
Em um segundo turno bastante disputado, o eleitorado bibarrense mostrou nas urnas que, a exemplo de outras regiões do Brasil, não conseguiu criar uma empatia imediata com a ex-ministra Dilma, não identificando nela a garantia da continuidade do governo Lula. Desconfiança, preconceito ou incerteza? A pergunta ficará no ar para ser respondida com o tempo...
Segundo dados divulgados pelo cartório da 53ª Zona Eleitoral, foram apurados 6.885 votos, entre os quais 6.366 votos considerados válidos, contra 6.307 votos do primeiro turno. A quantidade de votos brancos caiu de 236 para 162, e a de votos nulos de 668 para 357, o que também motiva a comemoração. Já a abstenção, apesar dos apelos da Justiça Eleitoral e de várias lideranças do país, subiu de 1.274 para 1.600 eleitores, que por vontade própria deixaram de comparecer às urnas, totalizando um comparecimento de 6.885 eleitores num colégio eleitoral de 8.485 eleitores.
Contando com uma legião de colaboradores, entre funcionários, voluntários e servidores públicos de vários segmentos envolvidos no pleito, que cumpriram inúmeras tarefas, a juíza Maria do Carmo conseguiu estabelecer um clima positivo de trabalho, que garantiu o bom andamento do segundo turno em Duas Barras que, de acordo com a magistrada, não registrou nenhum incidente ao longo de todo o dia. A expectativa geral é de que o clima de tranquilidade e cooperação, que demonstra o amadurecimento não só de políticos e lideranças da comunidade bibarrense, se repita na eleição municipal de 2012.
Aproveitando para agradecer a todos que trabalharam no segundo turno, a juíza fez questão de destacar o empenho e dedicação do promotor Nestor Rocha, que a exemplo de anos anteriores vem auxiliando nas atividades da Comarca; a equipe que atuou no cartório, sob a chefia de Tânia Alonso, que coordenou diretamente o andamento dos trabalhos no eleitoral, e a dedicação pessoal do Carlinhos, que se desdobrou para garantir a logística necessária ao andamento do pleito. Falando em nome do cartório, Tânia destacou: “Agradeço a todos pelo empenho que tiveram para o bom andamento do segundo turno, que mais uma vez aconteceu em clima de máxima tranquilidade. Destaco o trabalho e dedicação do analista judiciário Luiz Antônio; dos técnicos de urnas, Luísa Carvalho e Mateus Overney; das funcionárias Irene Fragoso e Verônica Wermelinger; de todos os motoristas, em especial o Tião e Tonho, cedidos pela Prefeitura. Reforço mais uma vez o belo trabalho realizado pela Polícia Civil, sob o comando do delegado Ricardo César; a ação da Polícia Militar, sob o comando de subárea do major Faria, e dos subtenentes Paladino e Vieira; a Guarda Municipal, sob o comando de Manoel Messias e do chefe de operações, Evaldo Lessa; e a todas as equipes de voluntários, que atuaram mais uma vez nas 28 seções eleitorais. Além disso destaco o trabalho de Carlos Alberto, o nosso querido Carlinho; Ulisses Aleixo, Hudson Thurler e a Maria do Fórum, bem como os demais colaboradores, que foram incansáveis durante todo o processo eleitoral”.
Segundo informou Tânia, nas 28 seções distribuídas por todo o município, nas localidades de Monnerat (7), Fazenda do Campo (1), Vargem Grande (1), Holofote (1) e Duas Barras (18), nenhum incidente foi registrado no segundo turno.
Deixe o seu comentário