Uma importante vitória conquistada pelo Colégio Estadual Maria Rosa Teixeira, localizado em Fazenda do Campo, 3º distrito de Duas Barras, no fim do ano passado, bem que merece o devido destaque por parte da imprensa regional, principalmente por ter colocado o município bibarrense em situação de evidência em nível nacional e pela importância do evento do qual tomou parte. Trata-se da participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que garantiu a premiação de 16 alunos da escola, que concorreram com mais de 445 mil alunos de todo o Brasil.
Classificada com média 5 no Programa Nova Escola, implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o colégio, que está perfeitamente integrado com a vida educacional e social da pequena comunidade de Fazenda do Campo, já se acostumou às conquistas e participações importantes em diversos projetos e desafios. A conquista, que sem dúvida encheu o colégio de orgulho e alegria, foi devidamente comemorada com a realização de uma cerimônia de premiação aos alunos vitoriosos e aos professores incentivadores Érika Combat de Queiroz e Nadirlei Ferreira Santos, por iniciativa do diretor Jairo Protházio Thurler e a coordenadora pedagógica Losani de Mattos Teixeira.
Também participaram da cerimônia de premiação o secretário municipal de Educação e Esportes, Ailton Taboas, o vereador Audelir Francisco Prestes Teixeira, o Bilico (PMDB), bem como os demais professores do colégio, pessoal de apoio, familiares e amigos da instituição de ensino, que fizeram questão de abraçar os alunos vitoriosos.
Iniciativa repleta de atividades desafiadoras
Aos alunos de todo o Brasil que decidiram participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foram apresentados dois desafios importantes, sendo um prático, que consistia na montagem de um relógio estelar, seguindo a orientação da banca examinadora, e um teórico, que consistiu na realização de uma prova de conhecimentos gerais nas áreas de astronomia e astronáutica. Vencidas estas duas etapas distintas, que contavam com o apoio e incentivo da direção do colégio, da coordenadora pedagógica, Losani Teixeira, e dos professores e incentivadores Érika Queiroz e Nadirlei Santos, os trabalhos foram enviados à banca examinadora especializada da Uerj, para as devidas avaliações, considerações e pontuação.
No resultado foram premiados a aluna Ângela da Maria da Silva Monteiro, que recebeu medalha de prata, e os alunos Yan de Souza Ferreira, Tcharlye Ferreira Santos Dias, Gerusa Freitas de Oliveira e Genecy Lampa da Cruz, que ficaram com a medalha de bronze. Um total de 21 pessoas, incluindo alunos medalhistas e os alunos Willian Santos, Abraão Godinho, Thainá Velozo, a direção da escola e professores incentivadores, receberam certificados de participação na olimpíada. O colégio recebeu como premiação material didático, livros, revistas, relógios estelares, revistas de desafios, números lógicos, entre outros materiais de interesse educacional e pedagógico.
Durante o evento o secretário municipal de Educação e Esporte, Ailton Taboas, que já trabalhou na escola, destacou: “Fico feliz com mais esta conquista deste colégio, principalmente por saber que os alunos do nosso município alcançaram a vitória numa disputa de nível nacional. Esta e as outras conquistas alcançadas por este colégio nada mais são que fruto de um trabalho e isso nos anima ainda mais a continuar sendo parceiro desta instituição. O governo municipal tem priorizado os investimentos em educação e só este ano liberou mais de um milhão para este setor. Do que depender de nós, a educação continuará sendo prioridade a partir de 2009. Parabéns à direção da escola, professores, pessoal de apoio e aos alunos”.
A professora incentivadora Nadirlei Santos agradeceu ao secretário de Educação, ao vereador Bilico e a Deus, pedindo pela manutenção da professora Érica no colégio. O diretor Jairo Thurler lembrou: “Nossa escola é equipe e por isso estou aqui há mais de 16 anos consecutivos. Cerca de 90% das decisões do nosso colégio são tomadas em grupo, por isso, mais esta vitória deve ser comemorada como conquista de todos. Parabéns a todos nós por essa conquista”.
Deixe o seu comentário